16 JUN 2020
Kits de alimentação escolar serão entregues às famílias na próxima semana

Conforme anunciado anteriormente, a secretaria de Educação iniciará, na próxima semana, a entrega da nova remessa dos kits de alimentação escolar para os alunos da rede municipal que mais precisam.

A primeira distribuição tratou-se de uma medida emergencial, cujas cestas foram adquiridas com recursos próprios, por dispensa de licitação, respaldada na legislação da situação de emergência decretada no município. No entanto, no decorrer deste processo, o Governo Federal liberou a utilização do recurso do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), que auxilia no custeio da merenda escolar, passando a ser necessária a realização de licitação para uso do repasse, bem como a aquisição de parte dos produtos com a Agricultura Familiar, conforme prevista na legislação federal.

Diante dessas mudanças, o município precisou fazer um planejamento mais detalhado, respeitando os trâmites legais exigidos, o que gerou morosidade no processo de compra. Além disso, as cestas serão incrementadas com novos produtos de hortifruti, assegurando as condições nutricionais dos alimentos e a qualidade alimentar dos alunos.

Os kits serão compostos por itens fornecidos anteriormente como arroz, feijão, macarrão, leite em pó, achocolatado, pão de forma, ovos, e ainda serão incluídos biscoito de maisena, extrato de tomate, legumes e frutas. Já em relação aos produtos de hortifruti serão entregues alimentos como banana, laranja, mamão, batata doce, mandioca, entre outros, que serão distribuídos por porções a cada 15 dias, por serem perecíveis.

Dessa forma, os setores responsáveis do município estão em monitoramento constante com os vencedores da licitação para acompanhar e garantir a entrega e a distribuição às famílias na próxima semana. Assim que os kits chegarem, as escolas entrarão em contato com as famílias beneficiadas para agendar a retirada dos produtos.

É importante destacar ainda que o auxílio às famílias respeita critérios recomendados pelos órgãos federais, que indicam o atendimento priorizado dos alunos em situação de vulnerabilidade. Dessa forma, a primeira entrega contemplou famílias que se encontraram em maior dificuldade e necessidade urgente mas, diante do momento de instabilidade econômica e social, a Educação se colocou à disposição para receber solicitações dos pais, fazendo um novo levantamento com aumento de mais de 300% no fornecimento do kit para a próxima remessa, que atenderá os já beneficiados e os que fizeram cadastro até o período em que foi finalizado o novo pedido. Vale ressaltar que as escolas municipais continuam abertas às solicitações de pais que venham a ter necessidade e que ainda não se cadastraram para receber o auxílio alimentar.

A montagem dos kits é elaborada com o apoio de nutricionistas e todo o processo tem sido acompanhado e aprovado pelo CAE – Conselho de Alimentação Escolar, que conta com representantes de pais de alunos e de entidades civis e da área educacional. Todo o trabalho do município tem se pautado em oferecer atendimento seguro e dentro da legislação vigente, prezando sempre pela qualidade de vida da população.