08 JUL 2020
CDHU abre inscrições para as casas de Ribeiro dos Santos na segunda-feira (13)

A partir de segunda-feira, dia 13 de julho, a Secretaria de Estado da Habitação, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), juntamente com Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, abrirá as inscrições para o sorteio de 106 casas da CDHU, no Distrito de Ribeiro dos Santos. As inscrições poderão ser realizadas a partir das 8h15, do dia 13, até às 16h15, do dia 22 de julho, de forma online.

O empreendimento habitacional está localizado na Rua Leonardo Posela, no distrito de Ribeiro dos Santos, e foi viabilizado pela CDHU em parceria com a Prefeitura de Olímpia. As casas terão área útil de 47,87 metros quadrados, dois quartos, sala, cozinha, banheiro e lavanderia.

O sorteio público definirá os titulares e os suplentes para aquisição das moradias. Os interessados em participar do sorteio deverão ficar atentos, pois a inscrição será realizada exclusivamente de forma virtual pelo aplicativo ‘Kaizala’, disponível gratuitamente nas lojas App e Play Store, ou pelo site http://www.cdhu.sp.gov.br/.

Do total de casas, 10% (12 moradias) são destinadas às famílias com renda mensal entre 5,01 e 10 salários mínimos, 7% (8 moradias) às pessoas com deficiência, 5% (6 moradias) aos idosos, 4% (6 moradias) aos policiais ou agentes penitenciários e 3% (4 moradias) para indivíduos só. As demais casas serão sorteadas entre a população em geral. Do total de unidades habitacionais, 50% serão exclusivamente para os moradores do distrito de Ribeiro dos Santos.

Além de morar ou trabalhar no município e/ou no distrito, há pelo menos cinco anos, os interessados precisam ter renda familiar de um a dez salários mínimos, não ser proprietário de imóvel, não possuir financiamento habitacional e não ter sido atendido anteriormente por programas habitacionais. Policiais devem trabalhar na cidade, idosos devem comprovar idade mínima de 60 anos e indivíduos sozinhos, deverão ter 30 anos ou mais.

Para as inscrições pelo site e aplicativo de celular é essencial um e-mail válido para que o inscrito receba a confirmação da inscrição e faça o acompanhamento do processo sempre que necessário. Caso os moradores tenham dificuldade para realizar a inscrição, a secretaria de Assistência Social irá auxiliar. Para isso, é necessário fazer o agendamento na secretaria (Rua Dr. Antonio Olimpio, nº. 946 – Centro) ou no núcleo do distrito de Ribeiro dos Santos para retirar a senha.

Será válida somente uma inscrição por família. Aqueles que participaram de outros sorteios da CDHU no município e não foram contemplados, agora, podem fazer nova inscrição. Após o processamento das inscrições, a CDHU irá divulgar a lista final de inscritos com as famílias aptas para sorteio, que deverá ser de forma eletrônica ou presencial.

O financiamento dos imóveis seguirá as novas diretrizes da Política Habitacional do Governo do Estado, que preveem juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários-mínimos.

Para as famílias com renda acima de cinco salários, o financiamento terá taxa de juros de 4% ao ano. Assim, as famílias pagarão praticamente o mesmo valor ao longo dos 30 anos de contrato (360 meses), que sofrerá apenas a correção monetária calculada pelo IPCA, o índice oficial do IBGE. As parcelas são calculadas levando-se em conta a renda das famílias, que podem comprometer, no máximo, 20% dos rendimentos mensais com as prestações.

A CDHU inovou ao adotar a realização das inscrições por meio de aplicativo de celular e site da internet. Isto evitará que as famílias se desloquem para se candidatar à aquisição da casa própria. Em tempos de pandemia, essa medida se mostrou muito importante, já que, mesmo com o isolamento social, as pessoas mais necessitadas poderão participar do programa habitacional.

Confira o edital abaixo.