30 JUL 2020
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Moradores atendidos pelo Centro Dia do Idoso recebem Kits de Alimentos do Social

No decorrer desta semana, os 33 idosos atendidos pelo Centro Dia do Idoso (CDI) de Olímpia receberam Kits de Alimentos entregues pela Prefeitura, por meio da secretaria de Assistência Social.

A ação integra as diretrizes definidas pela Portaria Nº 369/20, do Ministério da Cidadania, que destinou recurso específico ao município para o fortalecimento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) no atendimento às famílias e aos moradores em situação de vulnerabilidade e risco social decorrente da Covid-19.

Dessa forma, entre as ações previstas para uso do recurso estão a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para os profissionais, bem como de alimentos, prioritariamente ricos em proteína, para pessoas idosas e com deficiências e suas famílias, atendidas pelo serviço de Proteção Social Especial e de Acolhimento.

Com isso, considerando as diretrizes estabelecidas, os kits foram compostos por carne bovina, aves, peixe e ovos, além de pão integral, suplemento alimentar específico para idosos e uma caixa de bombons, presenteada em comemoração às festividades da Páscoa, uma vez que os idosos já se encontravam em isolamento domiciliar na data festiva.

Cabe ressaltar ainda que, antes da distribuição dos kits no domicílio dos idosos, foram feitos previamente contatos telefônicos, comunicando a data de entrega, assim como a consulta aos familiares sobre o estado de saúde dos mesmos e permissão para a entrega.

Além disso, os técnicos do Centro Dia tomaram todas as medidas de prevenção, recomendadas pela Organização Mundial da Saúde, utilizando os EPIs necessários, que foram adquiridos com recursos direcionados.

Segundo o Social, o objetivo da ação é não somente de suprir a questão da alimentação, mas também uma forma de demonstrar carinho e cuidado com os usuários do CDI, que encontram-se há mais de cem dias, afastados das atividades, da socialização e convivência com os demais colegas.

Os atendimentos presenciais estão suspensos devido à pandemia e a necessidade de proteção do grupo de risco, no entanto, a assistência e monitoramento com os idosos e seus familiares mais próximos têm sido realizados por contatos telefônicos.