05 AGO 2020
DAEMO
Olímpia recebe Ministro do Governo Federal para entrega da maior obra de abastecimento de água da cidade

A população da Estância Turística de Olímpia está prestes a contar com um grande reforço no abastecimento de água da cidade. Isso porque será entregue, nesta sexta-feira, dia 07 de agosto, o Sistema Leste de Abastecimento de Água (ETA 2), com captação direta do Aquífero Guarani.

Segundo o prefeito Fernando Cunha, a entrega é um marco na história do município, cuja a concretização do projeto contou com o importante empenho do Secretário Nacional de Saneamento, Pedro Maranhão, que fez gestão junto ao Ministro da pasta, Rogério Marinho, e ainda com o apoio do deputado federal olimpiense, Geninho Zuliani. As autoridades federais estarão presentes na cerimônia de entrega da obra, que será realizada por volta das 17h, na sede do sistema, localizada no Distrito Industrial.

O equipamento passou por diversas etapas, desde a perfuração do poço profundo, que tem 1.100 metros de profundidade e produção de 330 metros cúbicos de água potável por hora, a construção de reservatórios para armazenamento, estação elevatória e a interligação do sistema nos bairros.

No total, foram implantados dois novos reservatórios, além da reforma de um já existente, que juntos terão capacidade para armazenar quase 10 milhões de litros de água. Com isso, a nova rede de distribuição, que deve beneficiar cerca de 38 mil moradores, abastecerá poços de diversos bairros como Jardim Alvorada, Jardim Paulista, Campo Belo, Viva Olímpia, Jardim Blanco, Jardim Leonor, Cohab IV, seguindo ainda pelas Cohab I e II e uma outra linha se conectará ao Centro da cidade.

Esta é considerada a mais importante obra de abastecimento do município. Um projeto que se arrastava por mais de 20 anos e que, agora, está sendo concluído, graças à união de esforços de diversas lideranças políticas. No total, para todas as fases do projeto, serão investidos cerca de R$ 17 milhões, sendo R$ 13,5 milhões de recursos viabilizados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (antigo Ministério das Cidades), e mais R$ 3,5 milhões de contrapartida da Prefeitura. A empresa responsável pelos serviços é a Rodoserv Engenharia Ltda.

“Este novo sistema mudará a vida da população olimpiense porque, antes, o abastecimento da cidade era feito por pequenos poços que sofriam com o período de estiagem, e, agora, com o poço profundo, vamos dobrar a capacidade de armazenamento de água potável, possibilitando que não falte água quando o consumo for maior que a produção. É uma obra que estava parada e que conseguimos retomar com o auxílio de apoiadores de nossa cidade para a liberação de recursos do Governo Federal e que vai permitir água de muito boa qualidade chegando às casas dos moradores”, declarou o prefeito Fernando Cunha.

VISITA ÀS OBRAS DA AVENIDA BENATTI

Ainda aproveitando a passagem pelo município, as autoridades visitarão também as obras de prolongamento da Avenida Benatti, que deve ser estruturada até às proximidades da Rodovia Assis Chateaubriand, com o intuito de melhorar o fluxo de veículos e as condições de segurança, facilitando o acesso à cidade e desafogando o trânsito na região da avenida central do município, além de proporcionar uma estrutura com mais qualidade de vida para a população na prática de atividades.

A primeira parte da avenida, executada com recursos próprios, foi finalizada em março de 2018, com pouco mais de 1,5 km de extensão. Já o prolongamento, dividido em Fase 01 e Fase 02, está em andamento com recursos do Governo Federal, viabilizados por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional, sendo R$ 3,6 milhões para a construção de mais 1 km da avenida e outros R$ 2.865.000,00, que foram intermediados pelo deputado Geninho Zuliani, com contrapartida de R$ 135 mil do município, que possibilitarão a estruturação de mais 1,1 km da via.

Os investimentos contemplam toda a execução de terraplanagem e aterro, drenagem, galerias com boca de lobo, pavimentação, construção de passeio público, sinalização, iluminação, ciclovia e paisagismo.