19 FEV 2021
OBRAS
Arrastão de limpeza e combate à dengue recolhe mais de 700 caminhões de entulhos

Iniciado no dia 18 de janeiro, o arrastão de limpeza “Todos Juntos Contra a Dengue”, promovido por uma parceria entre as secretarias de Saúde e Obras, Engenharia e Infraestrutura, percorreu bairros de todas as regiões do município, realizando a retirada de 727 caminhões de lixo e entulhos.

A ação, que durou um mês, com encerramento nessa quinta-feira (18), teve o objetivo de coletar materiais que pudessem servir como criadouros para o mosquito transmissor da dengue, como pneus, garrafas e recipientes móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, restos de madeira, peças de metal, colchões, sofás, recicláveis (sucatas), entre outros.

De acordo com o secretário de Saúde, Marcos Pagliuco, o mutirão de limpeza é um instrumento que busca conscientizar a população sobre a importância de eliminar criadouros para manter a doença sob controle.

“O Arrastão eliminou milhares de criadouros das residências de nossa cidade, mas temos que permanecer em alerta e sempre cuidando dos nossos quintais e jardins. Qualquer descuido pode propiciar o aparecimento de criadouros. Salientamos que a luta contra a dengue depende de todos”, explica Marcos.

De acordo com um balanço do setor de Vigilância Epidemiológica, o município registra, em 2021, 35 notificações, sendo que dois casos são positivos, 20 negativos e 13 pacientes aguardam resultados. Desde 2020, a cidade não registra nenhum óbito pela doença.

Em caso de ainda haver resquícios de entulhos nos bairros, o morador pode solicitar a retirada com o Pátio de Serviços, pelo telefone (17) 3281-6252. Informações sobre dengue podem ser esclarecidas com o Combate a Endemias, pelo telefone (17) 3281-2879.