23 JUN 2021
Autorização para construção de aeroporto em Olímpia é destaque em todo o país
A Estância Turística de Olímpia está ganhando cada vez mais destaque no cenário nacional e se constituindo como forte polo econômico e turístico. A novidade mais recente que comprova este desenvolvimento é a autorização que o município recebeu para a construção de um aeroporto regional. A outorga foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 14 de junho.

Segundo o documento, o município tem concessão de 35 anos para a implantação e exploração do aeroporto. A conquista vinha sendo pleiteada, há anos pela Administração Municipal, sendo que o prefeito Fernando Cunha inclusive já havia contratado estudos técnicos sobre a Infraestrutura e Avaliação de Alternativas para a instalação.

A motivação se deu principalmente pela necessidade de ampliação da capacidade do aeroporto de São José do Rio Preto, que é o mais próximo do entorno, e não possui área suficiente para expansão. O aeródromo rio-pretense conta com uma pista de 1.640m de comprimento por 35m de largura e apresenta fluxo médio anual de 700 mil passageiros, com crescimento médio de 10% ao ano.

Já o projeto de Olímpia conta com uma pista de 2250 metros de comprimento por 45 metros de largura, o que abre possibilidade para o pouso e decolagem de aviões de grande porte e até voos interacionais, no futuro. A princípio, a perspectiva é que sejam realizadas cerca de 500 mil operações ao ano.

A área destinada à construção do empreendimento conta com 200 hectares, tem acesso pela Rodovia Assis Chateaubriand e fica a 20 quilômetros de Olímpia e 30 quilômetros de Rio Preto. A estimativa é de que os investimentos iniciais sejam de aproximadamente R$ 100 milhões. Para isso, o munícipio agora faz gestão junto à iniciativa privada para a implantação, tendo em vista que o projeto beneficiará os investidores locais.

“Nós deveremos trabalhar por um ano para fazer os projetos executivos e a estruturação financeira e, num horizonte de quatro anos, temos a previsão de já termos iniciado as operações. Esta conquista abre para todo o interior paulista a expectativa de ter um aeroporto com voos internacionais, saindo e chegando daqui para Miami, América Latina, entre outros, isso já olhando para o futuro, já que estamos em uma região que não vai parar de crescer”, declarou o prefeito.

A notícia do aeroporto olimpiense gerou grande repercussão em toda a região e em sites de notícias de todo o país, uma vez que a construção é importante para fortalecer a cidade como destino turístico. A divulgação foi feita ainda nas redes sociais da Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura e até mesmo compartilhada pelo próprio Presidente da República, Jair Bolsonaro.