17 SET 2021
Prefeitura entrega escrituras para moradores do Programa Morar Melhor
A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria da Assistência Social, entregou nesta semana, as escrituras com a titularidade aos proprietários dos 16 imóveis do Programa Morar Melhor, no bairro Augusto Zangirolami (Cohab IV). O ato contou com a presença do secretário municipal, João Magalhães, da vereadora Cristina Reale e servidores da secretaria.

As famílias, que em 2001 viviam em estado de vulnerabilidade social e moravam em barracos de lona no bairro Santa Ifigênia, foram assistidas pela secretaria da Assistência Social, que capitalizou recursos junto ao Governo Federal e ao prefeito em exercício em 2003, Luís Fernando Carneiro, para, por meio do programa, construir as casas e resgatar essas pessoas.

Para o secretário da pasta, João Magalhães, que esteve representando o prefeito Fernando Cunha, a conclusão deste trabalho, após 18 anos para regularização, é motivo de alegria. “O sonho de qualquer brasileiro que se instala em qualquer parte urbana de um município ou do país, ou em qualquer lugar, é ter uma casa. E se essa casa for própria é algo mais significativo na construção de uma família. O papel hoje do município de Olímpia, através desta ação do prefeito Fernando Cunha foi fundamental. Estamos contemplando aqui 16 famílias, recebendo o título de propriedade de uma residência, de uma casa, de um lar. Isso é algo indescritível. Eu me sinto feliz por estar sendo o agente e estar praticando essa ação junto com o Prefeito Fernando Cunha. Hoje cumprimos uma das etapas mais bela da vida de um homem público, quando entrega a escritura para uma família como essas que nós temos aqui, neste bairro, nesta rua”, concluiu o secretário.

O programa, presente em outras cidades e estados, contribui na melhoria e oportunidade habitacional de famílias de baixa renda que residem em área de risco, insalubres, degradação ambiental e social e possuidores de renda de até 03 salários mínimos.

Para a vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal, Cristina Reale, que idealizou o projeto em 2001 junto às famílias quando estava secretária municipal, ter a conclusão desta ação com as escrituras nas mãos das famílias, é um sonho que se realiza. “Passa um filme na cabeça e a emoção fala pela gente. Quando eu encontrei esse grupo de pessoas em 2001, eles moravam em barracos, com crianças pequenas e bebês recém-nascidos, uma miserabilidade. E hoje, conhecendo a história de cada família, sabendo tudo que eles passaram, o sonho que eles tinham em receber a escritura, a titularidade da casa onde eles moram há quase 20 anos, é muito gratificante. Isso nos emociona, pois sonhamos juntos e graças ao carinho e ao comprometimento do prefeito Fernando Cunha com as famílias, conseguimos fechar e entregar a titularidade. O sonho de toda família é ter a casa própria e ter o documento comprovando. Isso traz autoconfiança, satisfação pessoal e familiar. Hoje eu estou realizada,” disse Cristina Reale.

A documentação entregue resulta em uma ação conjunta entre os ex-prefeitos Carneiro e Geninho Zuliani, que idealizaram e providenciaram as escrituras da área e o prefeito Fernando Cunha que finalizou o registro da escritura global e concluiu o processo de regularização dos imóveis.