30 SET 2021
GABINETE
Prefeito Fernando e Trade Turístico discutem melhorias para a cidade com Governador João Doria
O prefeito Fernando Cunha esteve, nesta semana, em reunião com o Governador do Estado de São Paulo, João Doria, solicitando diversas melhorias para a Estância Turística de Olímpia. O encontro, intermediado pelo deputado federal olimpiense Geninho Zuliani, contou com a presença dos empresários olimpienses do Trade Turístico e secretários estaduais.

Durante a reunião, diversos temas foram abordados como Educação, Segurança Pública, Mobilidade e Logística, Cultura e Turismo. Na área da Educação, a comitiva olimpiense solicitou a implantação da Fatec - Faculdade de Tecnologia e de cursos técnicos para formação de profissionais do Turismo, principal atividade econômica do município, e ampliação da Etec Professor José Carlos Seno Júnior. Já na área da Segurança Pública, a solicitação foi para a implantação do plantão da Polícia Civil em período noturno e finais de semana, e na Defesa Civil, apoio para coordenar e manter vigente o plano de atendimento e ações em casos de sinistros emergenciais.

Ainda foram discutidas ações na área da Cultura, como a inclusão das atividades folclóricas, entre elas o Festival do Folclore, realizado ininterruptamente há 57 anos, no Programa Estadual de Promoção da Cultura Popular, e a incorporação do município nos programas da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, coordenando, apoiando e participando das atividades nos museus, memoriais e centro culturais.

Já com relação à Mobilidade e Logística, o prefeito Fernando Cunha solicitou implantação de ciclovias e ciclofaixas; melhorias nos acessos rodoviários, como duplicação das rodovias Assis Chateaubriand e Armando Sales de Oliveira; implantação de três sistemas urbanos de transporte coletivo integrados para o atendimento da população, turistas e acesso aos atrativos turísticos, e incorporação do projeto do aeroporto nos planos de desenvolvimento aeroviário do Estado.

No tema Turismo, os assuntos abordados foram: implantação do Observatório do Turismo, responsável pela elaboração de pesquisas e manutenção de cadastros de meios de hospedagens, alimentação e entretenimento; implantação de Organização não Governamental com representantes da iniciativa privada e implantação de taxa e fundo de programa de atendimento ao turista.

Outras demandas solicitadas ao Governo do Estado o apoio do Invest SP para desenvolver modelagem legal e econômico-financeiro dos projetos e programas locais com recursos da iniciativa privada; e do Desenvolve SP para viabilizar programas e meios de financiamento aos diversos programas públicos, privados e em parcerias público-privadas.

Todas as solicitações serão avaliadas pela equipe do Governo do Estado de São Paulo. Participaram do encontro o secretário de Turismo e Viagens do Estado, Vinicius Lummertz; o secretário de Fazenda e Planejamento do Estado, Henrique Meirelles; o Presidente da Invest SP, Gustavo Junqueira; o Presidente da Desenvolve SP, Nelson de Souza; a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico do Estado, Marina Bragante; a secretária de Turismo e Cultura de Olímpia, Priscila Foresti, e os empresários Jorge Noronha (Thermas dos Laranjais), Newton Ferratto (Hot Beach), Yuri Salomoni (Enjoy), Rafael Almeida (Grupo Natos) e Ronald Remondy (Wyndham Olímpia Royal Hotels).

DISTRITO TURÍSTICO
Ainda no encontro, foi instituído o 1º Conselho Diretivo do Distrito Turístico de Olímpia pela SETUR –Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. O prefeito Fernando Cunha foi empossado como presidente do Conselho. “Hoje, assumimos o compromisso para que o Turismo seja essa locomotiva que já vem sendo em todo nosso Estado”, disse o prefeito.

Ao se tornar um distrito turístico, o município pode investir ainda mais em ações que impulsionem o fluxo do turismo, gerem emprego e renda por meio dessa atividade, estimulando o desenvolvimento de parques temáticos, da gastronomia, do transporte e de estruturas de lazer.

“Hoje elegemos o prefeito Fernando Cunha como presidente deste Conselho e pra Olímpia significa uma governança com mais responsabilidade de Estado, pensando em todos os pontos da cidade”, disse o deputado federal Geninho Zuliani.

“O distrito turístico, que já conta três milhões de visitantes, vai dobrar de tamanho com a participação da iniciativa privada e com participação direta do Governador João Dória, do vice-governador Rodrigo Garcia e a participação evidentemente da prefeitura municipal e dos seus secretários”, disse o secretário de Turismo e Viagens do Estado, Vinicius Lummertz.