05 NOV 2021
SAÚDE
Conscientização sobre câncer de próstata é reforçada pela Saúde durante “Novembro Azul”
Após a intensificação da importância da prevenção ao câncer de mama com o “Outubro Rosa”, chegou a vez de reforçar os cuidados dos homens em relação ao câncer de próstata no “Novembro Azul”.

Para isso, durante todo o mês, a secretaria de Saúde promoverá ações voltadas aos pacientes do público masculino atendidos na rede pública. Assim como no último mês, as Unidades de Saúde farão um trabalho especial e dedicado ao tema. Entre as atividades estão a disponibilização de cartazes informativos sobre a doença e decoração dos locais para chamar a atenção dos moradores, orientações em sala de espera sobre sintomas e sinais e ainda convocação dos homens para consulta médica no período recomendado.

De acordo com o INCA – Instituto Nacional do Câncer, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele, com incidência ainda maior na terceira idade, tendo em vista que 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. A estimativa do INCA 2020 é de 65.840 novos casos no Brasil, com 15.938 óbitos pela doença.

Ainda conforme orientações do Instituto, a conscientização sobre a doença se faz ainda mais importante tendo em vista que o câncer de próstata tem evolução silenciosa, sendo que muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma e, quando identificam, o caso já está em fase avançada, dificultando o tratamento. Por isso, a realização de exames e o acompanhamento médico são de fundamental importância para o diagnóstico precoce.

Entre os principais fatores de risco para incidência da doença estão a idade (após os 50 anos), histórico familiar, hábitos alimentares e estilo de vida inadequados, excesso de gordura, entre outros. Na fase avançada, a doença pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

A orientação da Saúde é para que homens mantenham sempre em dia as consultas e busquem a Unidade de Saúde de referência de seu bairro para os devidos cuidados.