11 NOV 2021
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Olímpia lança o programa municipal Viver Saúde com a distribuição gratuita de leite aos idosos

O Centro Dia do Idoso da Estância Turística de Olímpia, recebeu na manhã dessa quarta-feira (10), o lançamento do Programa Viver Saúde, com a primeira distribuição gratuita de leite para idosos.

A ação é destinada a atender idosos, acima de 60 anos, que estejam em situação de vulnerabilidade social, com acesso insuficiente à renda e que sejam inscritos no Cadastro Único e no Cartão Cidadão Olimpiense.

O programa municipal foi criado para o fortalecimento alimentar, melhorando a saúde e a qualidade de vida dos idosos. Trata-se de uma iniciativa da secretaria da Assistência Social, com o secretário Dr. João Batista Dias Magalhães, que conta com o total incentivo do prefeito Fernando Cunha.

O Viver Saúde vai atender, inicialmente, 113 idosos que receberão o leite. Para o mês de dezembro, 175 idosos serão contemplados. O benefício poderá ser gradualmente ampliado, conforme demanda identificada nos equipamentos sociais.

“Nós vamos começar com 113 idosos para chegar em breve, a 300 idosos. Não ficaremos limitados a este número. Aonde houver um cidadão olimpiense, não importa o bairro, a região, desde que ele seja cadastrado dentro do perfil do programa, ele será contemplado. Hoje, com muita alegria, eu estou aqui, junto de uma administração pública que enxerga o passado e o presente, trazendo este programa inédito”, ressaltou o secretário Dr. João Magalhães.

Para o senhor Oscar de Castro Barbosa, que está inserido no programa, a ação da Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, é valiosa para os idosos. “Eu moro aqui em Olímpia, já faz 66 anos. Eu nunca vi um programa deste. Eu nunca vi isso acontecer aqui em Olímpia. É a primeira vez em 66 anos. Entrou prefeito, saiu prefeito e eu nunca vi acontecer uma coisa assim. Eu estou muito feliz, muito contente com este atendimento. Aqui é a minha terra e eu estou falando, o que eu estou sentindo no meu coração. Eu sou bem atendido na Santa Casa, no CRAS, na UPA, nos postos de saúde, em todos os lugares. Eu estou muito satisfeito”, disse o idoso.

Ao receber o leite como complemento alimentar e de valor nutritivo, a moradora do bairro Jardim Paulista, Sra. Lourdes Soncini Palhares, falou da importância. “O leite é essencial para gente. É vitamina. Os médicos recomendam, pois ele é rico em cálcio. O meu médico sempre fala para tomar leite. E agora ganhar isso, é muito bom pra gente. Pois as coisas estão muito caras. Nós precisamos deste alimento”, relatou dona Lourdes.

O Centro Dia do Idoso foi escolhido como local do lançamento por ser o ambiente do público-alvo. Para ter acesso ao benefício, os interessados devem procurar os CRAS, munidos do Cartão Cidadão Olimpiense e manifestar interesse. O leite será entregue às quartas-feiras e priorizará idosos em conjunto familiar que possuam renda per capita inferior a 1/4 do salário mínimo.