14 JAN 2022
SAÚDE
Saúde orienta pais sobre documentos necessários para vacinação de crianças contra a Covid
Tendo em vista a liberação da vacinação contra a Covid para crianças entre 05 a 11 anos, a secretaria de Saúde de Olímpia orienta os pais e responsáveis sobre os grupos prioritários e documentos necessários para a imunização.

Conforme prevê o Plano Nacional de Imunização e considerando a quantidade limitada de doses disponibilizadas aos municípios, a imunização será iniciada com prioridade às crianças, de 05 a 11 anos, com deficiência permanente, indígenas, quilombolas ou com uma das comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde.

Desta forma, para receber a vacina, é necessário apresentar o Termo de Autorização para vacinação de menores de idade assinado pelos pais ou responsáveis legais, bem como o Atestado Padrão, indicando a comorbidade, que deve preenchido pelo médico que acompanha o paciente, além dos documentos pessoais da criança. Os formulários estão disponíveis para serem baixados no site da Prefeitura, no link bit.ly/DocumentosVacinação. As Unidades de Saúde também disponibilizarão os documentos para os interessados.

Segundo informações do Governo do Estado, a previsão é de que esta primeira etapa seja realizada até a primeira quinzena de fevereiro para, posteriormente, liberar a vacinação para crianças sem comorbidades de forma escalonada por idade. A imunização, que não é obrigatória, está sendo ministrada com a vacina infantil da Pfizer, com intervalo indicado de 8 semanas entre a primeira e a segunda doses. Os pais também podem adiantar o processo, realizando o pré-cadastro na plataforma do Governo do Estado “Vacina Já”, https://vacinaja.sp.gov.br/.

A expectativa é de que a primeira remessa de doses seja distribuída pelo Governo do Estado aos municípios no início da próxima semana. A secretaria de Saúde de Olímpia está definindo os locais e horários da estratégia de vacinação e, assim que as vacinas chegarem, todas as informações serão divulgadas à população.