01 FEV 2022
EDUCAÇÃO
Professores e equipe da rede municipal participam de capacitação para planejamento do ano letivo de 2022
Com o objetivo de preparar professores e equipe pedagógica para o ano letivo de 2022, a rede municipal de Educação promoveu diversas capacitações na última semana para as diferentes modalidades de ensino.

No dia  27 de janeiro, os professores da Base Nacional Comum e Período Complementar, da Educação Infantil modalidade Creche, na Cidade Imaculada, contaram com a presença da atriz, contadora de histórias, pedagoga, manipuladora de bonecos, palhaça profissional e palestrante  Ákila Moreira, sob a orientação da Coordenadora Técnico Pedagógico, Taís Cordon P. dos Santos, para contribuir na formação do professor com ações e ideias que auxiliarão na contação com os clássicos infantis do projeto “A arte de Contar Histórias”.

Já o projeto Incentivo à Leitura foi o tema da oficina para os professores da modalidade Pré-Escola da Base Nacional e Período Complementar, com o intuito de encantar as crianças, fomentar o gosto pela leitura e envolver os pais nesse processo. Uma das ações foi a apresentação da autora brasileira Roseana Murray e o contato e reflexão de boas práticas pedagógicas. Cada escola recebeu um kit com 14 livros da autora, o que enriquecerá o trabalho e encantará o aluno, que terá em mãos um material de qualidade. A oficina foi organizada e ministrada pela Coordenadora Técnico Pedagógico, Cláudia Regina Fossalussa Lisse, no dia 28 de janeiro, na creche Cidade da Imaculada.
Também nos dias 27 e 28 de janeiro, no período da manhã na Cidade Mirim de São João Batista, a Coordenadora Técnico Pedagógico, Andrea Magro, recebeu os professores de Educação Física da Educação Infantil e Ensino Fundamental para estudar e socializar as Diretrizes Curriculares de cada segmento, trocar experiências entre os profissionais da área, refletir sobre as práticas aplicadas em aula, planejar o ano letivo de 2022 para que assim os professores possam acompanhar e avaliar o processo de ensino e aprendizagem.

O Coordenador Técnico-Pedagógico, Alan Saviolo Duran, encontrou com os professores de Educação Física na Cidade Mirim de São João Batista, no período da manhã do dia 27 de janeiro, com a Educação Infantil (Creche e Pré-Escolas), e, no dia 28 de janeiro, no Ensino Fundamental para uma formação em Dança. Socializaram a Proposta Folclore e as Tradições Culturais, Proposta Folclore e Unidade Temática Danças, realizaram um estudo de Danças e Folguedos do Folclore Brasileiro (Fonte: Anuário do 45º Festival do Folclore de Olímpia, 2009) e participaram de atividades práticas. No dia 27/01, período da tarde no Instituto Santa Filomena de Proteção ao Menor foi a vez dos professores do Período Complementar - Ensino Fundamental se encontrarem com o coordenador, para uma formação de Música.  Foram desenvolvidas atividades de percussão corporal e musicograma.

No período da tarde do dia 27 de janeiro, aconteceu no Instituto Santa Filomena a formação de início do ano letivo para os professores do Período Complementar do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino. Segundo a Coordenadora Técnico-Pedagógico do Período Complementar, Naellen Zacharias, “o intuito da reunião foi recepcionar e orientar os professores do PC quanto às demandas e Diretrizes da Parte Diversificada e nortear o trabalho que deve ser desenvolvido ao longo do ano letivo”.

As  Coordenadoras Técnico-Pedagógico da Educação Especial Inclusiva Marcela Rubia Nespolo Aniceto e Danila Rodrigues Oliveira Vicentini nos dias 27 e 28 reuniram-se na Cidade Mirim de São João Batista com os professores do Atendimento Educacional Especializado, do projeto Transtornos Específicos da Aprendizagem, Auxiliares e Instrutor Mediador ou Guia Intérprete de Braille, para orientá-los sobre as atribuições e abrangências do sentido e do significado do processo de Educação Inclusiva, considerando a diversidade dos alunos  e o direito à equidade, garantindo oportunidades de aprendizagem.

No dia 28 de janeiro a Coordenadora Técnico-Pedagógico Taíse Cruz realizou na EMEB Dona Luiza Seno de Oliveira uma reunião com os professores da Educação de Jovens e Adultos. Foi um momento muito oportuno para os professores refletirem sobre a importância do trabalho com a EJA e a organização do planejamento de aulas com atividades contextualizadas, significativas e com temas norteadores.
Dia 27 e 28 de janeiro, ministrada pelo Coordenador Técnico Pedagógico Tiago Pessoa Lourenço a primeira reunião para planejamento do início das atividades dos Projetos de Atividades Esportivas e Culturais da Secretaria Municipal de Educação de Olímpia, com os professores proponentes.

Os referidos projetos estarão à disposição dos alunos em período oposto ao das aulas curriculares como atividade extracurricular. Serão oferecidos, Projetos de Futsal, Jogos de Tabuleiro, Rugby, Xadrez e Teatro em horários e locais variados.

Já no Ensino Fundamental, os professores coordenadores também fizeram reuniões de planejamento e receberam orientações sobre a organização e aplicação das avaliações diagnósticas entre os dias 25 e 26 de janeiro na Secretaria Municipal de Educação pelas coordenadoras técnico-pedagógicas Deize de Mattos, Luciane Diogo, Denise Callegari e Simoni Franco.