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MAR
31
31 MAR 2022
EDUCAÇÃO
Inclusão de autistas na rede municipal cresceu 270% nos últimos 5 anos
Foto Noticia Principal Grande
Davi Lucca - 4 anos
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Garantir oportunidades iguais no processo de aprendizagem é um compromisso da Educação da Estância Turística de Olímpia. Por isso, há mais de 10 anos, o município conta com o Atendimento Educacional Especializado (AEE), que promove a inclusão de alunos com deficiência na rede municipal. Além do AEE, também é ofertado o atendimento para alunos com Transtornos Específicos da Aprendizagem.

E, entre as crianças atendidas, uma das condições que mais apresentou crescimento no ensino local foi a de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nos últimos cinco anos, houve um aumento de 270% no número de alunos autistas nas salas de ensino regular das escolas municipais, passando de 20 estudantes, em 2017, para 74 em 2022.

A importância da inclusão ganhou ainda mais reforço com a criação do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, e instituído, em 2007, pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de ampliar a difusão de informações a respeito do TEA e fortalecer o combate ao preconceito.

Na rede municipal de Olímpia, os 74 alunos com Transtorno do Espectro Autista estão presentes em todas as modalidades de ensino, sendo, atualmente, 31 alunos na Educação Infantil (creche e pré-escola) e 43 no Ensino Fundamental I. Para o acompanhamento desses alunos nas atividades, a rede conta com 53 professores auxiliares, que dão todo o suporte necessário para que as crianças frequentem as aulas regulares e consigam desempenhar as atividades em sala de aula, juntamente com os demais alunos, promovendo o seu desenvolvimento integral.

Trabalho dedicado que é reconhecido pelos pais como a Luciana Marochio Leal, mãe do Lorenzzo Marochio Leal, de 8 anos, aluno do 3º ano A da EMEB Joaquim Miguel dos Santos, que desempenha as atividades curriculares com o acompanhamento da professora auxiliar, Samira Nogueira de Menezes. “O trabalho desenvolvido pela rede municipal de ensino de Olímpia com relação à educação inclusiva é de extrema importância, garantindo todos os direitos assegurados às crianças e colaborando com o desenvolvimento acadêmico, social e cultural”, declara a mãe.

O autismo é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e esteriotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), hoje, essa condição atinge 1 em cada 160 crianças no mundo e 2 milhões de pessoas só no Brasil.

Davi Lucca Almeida Torres, de 4 anos, também faz parte dessas estatísticas. Aluno do Jardim I B, da EMEB Eugênio Zaccarelli, ele frequenta o ensino regular à tarde e conta com a professora do AEE, Jéssica Menino, no contraturno, na EMEB Valentina Toazza, para aprimorar o processo de evolução. “O atendimento especializado tem ajudado no desenvolvimento, na interação dele com os amigos e outras pessoas, no comportamento e no aprendizado”, destacou a mãe de Davi, Patrícia de Fátima Almeida.
 
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