13 ABR 2022
Olímpia estima receber cerca de 150 mil visitantes durante feriados de abril
Marcando a pujante retomada do setor que mais movimenta a economia da Estância Turística de Olímpia, o município deve receber cerca de 150 mil turistas somente durante os feriados deste mês de abril.

É o que demonstra as pesquisas de expectativa de ocupação realizadas pela secretaria de Turismo e Cultura junto aos meios de hospedagem, divulgadas nesta semana, apontando um cenário otimista para a hotelaria local.

Segundo os relatórios, mais de 71 mil visitantes devem passar pela cidade neste feriado prolongado da Páscoa, em três diárias. Já com relação ao feriado de Tiradentes, na próxima semana, o município estima receber quase 76 mil turistas, referentes a quatro diárias.

Os números representam um crescimento significativo da procura pelo destino nos últimos anos. Em 2019, por exemplo, ano antes da pandemia, o feriado de Páscoa foi celebrado na mesma data de Tiradentes, sendo que a cidade registrou pouco mais de 20 mil turistas, em três dias, o que resulta em um aumento de 253% no total de visitantes recebidos, em relação ao que é esperado para a data neste ano.

Vale ressaltar ainda que não é possível fazer uma comparação com os dois últimos anos, tendo em vista que, em 2020 e 2021, os parques e atrativos turísticos estavam fechados no período em questão, devido à pandemia da Covid.

Outro dado que mostra o bom desempenho do retorno das atividades turísticas é o grande fluxo de visitação registrado neste ano, com 100% do setor em funcionamento. Segundo levantamento do município, Olímpia já recebeu mais de 860 mil turistas no primeiro trimestre de 2022, o que representa aproximadamente 30% do total de visitantes de 2019, quando a cidade recebeu quase 3 milhões de pessoas.

O grande destaque foi o mês de janeiro, época de alta temporada devido às férias escolares, no qual quase 450 mil turistas passaram pela cidade. Já o feriado de Carnaval registrou mais de 85 mil visitantes em quatro dias.

“Estamos retomando o cenário de normalidade e isso tem se refletido nos números do setor que é o principal motor da economia de Olímpia. O desempenho positivo deste ano já aponta para uma superação dos índices registrados em 2019, antes da pandemia, e, hoje, com o crescimento da hotelaria, que conta com 34 mil leitos, e da ampla oferta de atrativos, a tendência é confirmar a expectativa e tornar o município cada vez mais um destino procurado em todo o país, fortalecimento o desenvolvimento, gerando renda e proporcionando qualidade de vida”, analisou o prefeito Fernando Cunha.