18 ABR 2022
SAÚDE
Olímpia inicia agendamentos para exames de prevenção da Carreta do Câncer na próxima semana
A Estância Turística de Olímpia volta a receber, neste ano, a importante Campanha de Prevenção ao Câncer, realizada pelo Hospital PIO XII de Barretos, em parceria com a Prefeitura, por meio da secretaria de Saúde. Para isso, o município abrirá a partir da próxima segunda-feira, dia 25 de abril, os agendamentos para exames na Carreta do Câncer.

Este ano, a Carreta estará em Olímpia de 13 de junho a 19 de julho e percorrerá as Unidades Básicas de Saúde e o ARE (Postão). A expectativa é realizar cerca de 5 mil exames, sendo 1670 exames de Mamografia, 2500 Papanicolau, 450 de prevenção ao câncer bucal e 250 exames de Cólon e Reto (FIT). O objetivo da Campanha é prevenir e conscientizar a população sobre os riscos da doença, além de incentivar o tratamento precoce.

Na última semana, os profissionais de saúde do município que atuarão na Carreta passaram por treinamento com uma equipe do hospital, realizado no auditório da secretaria de Educação.

Os agendamentos serão efetuados em todas as Unidades Básicas de Saúde e no ARE (Postão). Para marcar o exame, o cidadão deve procurar a UBS mais próxima de sua residência, munido dos seguintes documentos originais e cópias: RG, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS.

A mamografia é destinada a mulheres de 40 a 69 anos, sendo que dos 40 aos 49 o exame deve ser realizado anualmente; e dos 50 aos 69, a cada dois anos. Em relação ao Papalicolau, as mulheres de 25 a 64 anos devem procurar as UBS para o agendamento, enquanto as que estão fora da faixa etária não serão atendidas pela Carreta, uma vez que podem procurar as próprias Unidades de Saúde para realização do exame. Além disso, as mulheres submetidas à Histerectomia total (retirada do útero) por lesões benignas, sem história prévia de diagnóstico ou tratamento de lesões cervicais de alto grau, também não passarão pelo rastreamento, desde que tenham exames anteriores normais.

O agendamento para exames do Cólon e Reto (FIT) é destinado a homens e mulheres com idade de 50 a 65 anos, sem histórico familiar de câncer de Colorretal e que não tenham sido submetidos à colonoscopia ou retossigmoidoscopia (exame de endoscopia que permite visualizar interior da parte final do intestino grosso e ânus), nos últimos cinco anos. Em relação ao Câncer de Boca, o atendimento será para homens e mulheres a partir dos 35 anos que fumam e/ou consomem bebidas alcoólicas ou que tenham deixado este hábito há, no máximo, 10 anos. Homens e mulheres com qualquer idade que apresentem lesões suspeitas há mais de 15 dias, também podem procurar as unidades para agendamento do exame.

Vale ressaltar que a marcação dos exames será limitada, de acordo com a disponibilidade de vagas e horários.