26 ABR 2022
SAÚDE
Olímpia promove “Dia D” de Vacinação contra Covid, Gripe e Sarampo neste sábado (30)
A Estância Turística de Olímpia se prepara para uma mega ação de vacinação neste sábado, dia 30 de abril. Tendo em vista as campanhas de imunização vigentes, a secretaria de Saúde irá promover um “Dia D” contra a Covid, Influenza (Gripe) e Sarampo, facilitando o acesso para a população e incentivando a proteção contra diversas doenças.

A mobilização será realizada das 8h às 16 horas, destinada a contemplar os públicos específicos de cada campanha e dividida em pontos diferentes da cidade.

A imunização contra a Covid-19 seguirá o grupo atual que inclui todos os moradores a partir de 5 anos de idade, sendo a terceira dose disponível somente para pessoas com 18 anos ou mais, que completaram 4 meses da segunda dose, e a quarta dose para idosos a partir de 60 anos, que já cumpriram o intervalo de 4 meses da dose adicional. Os moradores devem sempre levar o cartão de vacinação para conferência da data.

Segundo o Vacinômetro do Governo do Estado, Olímpia já ultrapassa 90% de cobertura vacinal da população geral com esquema vacinal completo contra a Covid e, além disso, registra cerca de 32 mil doses de reforço aplicadas, sendo 3.654 referentes à quarta dose.

Já a vacinação contra a Influenza (Gripe), além das pessoas com 60 anos ou mais e os profissionais da saúde com exercício da profissão comprovado, também passa a contemplar as crianças de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, mediante apresentação dos documentos pessoais. Desde o começo da campanha, iniciada há um mês, o município aplicou 2.736 doses nos grupos prioritários liberados, o que representa 13% de cobertura vacinal do público-alvo total estimado em 22 mil moradores até o fim da campanha.

Por fim, estará disponível também a vacinação contra o Sarampo, com foco em crianças a partir de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, que devem apresentar documento pessoal e a carteirinha de vacinação para receber a dose.

Para a ação, os públicos serão divididos em três locais de vacinação, sendo as Unidades de Saúde dos bairros Santa Ifigênia e São José, exclusivamente, para a imunização de crianças contra a Covid, Influenza e Sarampo. Já no CAT – Centro de Atendimento ao Turista, localizado na Praça Rui Barbosa, no centro de Olímpia, serão aplicadas as doses contra a Covid para pessoas com 12 anos ou mais, contra o Sarampo para as crianças de 06 meses a 05 anos incompletos e contra a Influenza para todos os públicos (crianças, idosos e profissionais de saúde).

PREVENÇÃO À DENGUE
Aproveitando a ação de prevenção contra doenças, a secretaria de Saúde terá ainda mais um reforço nas medidas de combate à dengue. Para isso, será feita, na Praça Central, a distribuição de centenas de mudas de Crotalária, conhecida por ser uma espécie que atrai predadores de larvas do mosquito Aedes aegypti, auxiliando no controle da doença, que avança em toda a região. As plantas foram doadas pelo parque aquático Thermas dos Laranjais, em uma medida de contribuição com o cuidado na cidade.

A equipe de Saúde também entregará panfletos informativos e fará orientação da população que passar pelo local, intensificando a conscientização no município.