27 ABR 2022
SAÚDE
Saúde intensifica prevenção à dengue com palestra de orientação em escolas e nebulização no cemitério
Em busca de prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti e intensificar as ações de controle da dengue em Olímpia, a Prefeitura, por meio da equipe de Controle de Endemias da secretaria de Saúde, iniciou, nesta semana, novas estratégias de combate à doença.

Uma delas é o Programa IEC – Informação, Educação e Comunicação, que está realizando palestras nas escolas do município para conscientizar os alunos sobre os cuidados a serem adotados e a importância da colaboração de todos na prevenção. A iniciativa conta ainda com o apoio da Divisão de Atenção Básica.

Além de orientação, o programa realiza também dinâmicas e demonstrações de como cuidar das casas e dos quintais para evitar a água parada. O objetivo é unir ações para prevenção de arboviroses e diminuir a incidência de casos de dengue. Na manhã desta quarta-feira (27), a EMEB Profª Lourice Arutin Sgorlon foi a primeira escola a receber o projeto.

“É extremamente importante que a conscientização comece nas escolas para que as crianças já aprendam, desde cedo, como cuidar para evitar a Dengue. Nós trabalhamos o ano todo oferecendo palestras, mas, com o aumento das chuvas, a saúde intensifica as ações de combate ao mosquito”, destacou a supervisora do Centro de Endemias e responsável pelo IEC de Olímpia, Rute Cristina Costa.

Além do trabalho de combate à dengue, os agentes do Controle de Endemias promovem, durante o ano todo, vistorias e capturas de animais peçonhentos, como escorpiões, em vários pontos estratégicos da cidade. Um dos locais que recebe constantemente a equipe é o Cemitério Municipal, por se tratar de ambiente propício à proliferação de diversas doenças.

Nesta semana, a visita de rotina contou com o reforço da nebulização veicular, por todas as ruas do espaço, pulverizando o inseticida a fim de eliminar o mosquito transmissor da dengue.