02 MAI 2022
SAÚDE
Saúde reforça nebulização veicular nos bairros e alerta sobre avanço da dengue em Olímpia
Buscando combater o avanço da dengue, que é realidade em toda a região, Olímpia tem reforçado as estratégias de controle da doença. Além das visitas casa a casa, com a busca ativa de criadouros e orientações constantes à população, os agentes realizam bloqueios e nebulização costal nas regiões com casos positivos e ainda tem adotado a nebulização veicular noturna nos bairros, com prioridade pela incidência de casos, para ampliar a proteção.

Desde o início da ação, centenas de ruas em cerca de 15 bairros e nos distritos de Ribeiro dos Santos e Baguaçu já foram percorridas pelo veículo com a pulverização de inseticida.

Nesta semana, a iniciativa segue por novas regiões, passando, nesta segunda-feira (02), pelo Jardim Glória e ruas do Centro I. Já entre os dias 03 e 05 de maio, será a vez dos bairros Jardim Álvaro Brito, Veridiana e Tênis Clube.

A nebulização tem início a partir das 18 horas e a recomendação é para que os moradores deixem portas e janelas abertas, cubram gaiolas e aquários e tirem os veículos estacionados na rua, facilitando o trabalho da máquina de aplicação junto às guias e calçadas.

Paralela à nebulização, está em andamento também o Projeto Cidade Limpa, que visa recolher entulhos, móveis velhos e qualquer recipiente que possa acumular água, para eliminar possíveis criadouros.

Todos os esforços da Saúde junto à população têm o objetivo principal de conter novos casos da doença em Olímpia, que já registra cerca de mil confirmações somente nos quatro primeiros meses de 2022. No fim da última semana, o município confirmou ainda sua primeira morte por complicações da dengue neste ano. Trata-se de um paciente de 46 anos, que possuía comorbidades e faleceu no dia 10 de abril. O óbito estava em investigação, sendo que foi descartada dengue hemorrágica que é o quadro mais grave da doença.

Em comparação ao último ciclo epidemiológico em Olímpia, registrado há três anos, o número de casos de janeiro a abril deste ano é cerca de 48% menor que o mesmo período de 2019. Ainda assim, a Saúde faz o alerta para que toda a população colabore mantendo quintais e terrenos limpos, evitando ambientes propícios à proliferação do mosquito transmissor.