02 MAI 2022
CULTURA
Projeto ‘Cultura no Coreto’ reúne mais de 300 pessoas na Praça para apresentação da Orquestra de Barretos

O ‘Cultura no Coreto’, realizado na noite da última sexta-feira (29), na Praça Rui Barbosa, reuniu mais de 300 pessoas para a apresentação da Orquestra Sinfônica de Barretos, que abriu a programação cultural e gratuita do projeto. O espetáculo “Ópera”, sob regência do maestro Reginaldo Nascimento, trouxe muita emoção ao público presente, com um repertório clássico e de música erudita.

O evento foi organizado pela Prefeitura, por meio da secretaria de Turismo e Cultura, como forma de movimentar a região central da Estância Turística de Olímpia e proporcionar aos olimpienses e turistas uma experiência do universo cultural com suas múltiplas expressões. A apresentação da Orquestra de Barretos marcou também seu Jubileu de Prata, celebrando os 25 anos de história da Orquestra Sinfônica.

O público que assistiu ao concerto pode se encantar com os solos da soprano Tamara Pereira e do tenor Alan Faria, além da apresentação do professor e ator Wladimir Correia, declamando a poesia "Prece" do poeta português, Fernando Pessoa. Além dos espectadores presentes, o concerto foi também transmitido ao vivo pelos canais oficiais da Prefeitura, registrando cerca de 1.600 visualizações no Facebook e Youtube.

Um dos momentos mais marcantes da ópera foi a introdução da clássica obra de Gioachino Rossini, "O barbeiro de Sevilha", e a interpretação da ópera "La Bohéme", de Giacomo Puccini.

Para a secretária de Turismo e Cultura, Priscila Seno Foresti, o espetáculo é apenas o primeiro dentre outros que o coreto receberá. “Música é o alimento da alma e nosso desejo é que as pessoas saiam alimentadas com os belos espetáculos que traremos para Olímpia, destacou.”

O prefeito Fernando Cunha, o vice-prefeito Dr. Fábio Martinez e o secretário de Governo, Dr. Edilson De Nadai, também prestigiaram o musical. O prefeito agradeceu a Orquestra de Barretos nas pessoas do secretário de Cultura, Sr. Rogério Teodósio, e do chefe de Gabinete de Barretos, Sr. Itamar Alves, que marcaram presença na apresentação.

Segundo o prefeito, em breve, Olímpia terá outros dois coretos para apresentações permanentes de músicas distintas, um na ECO – Estação Cultural e outro no Recinto do Folclore, fomentando ainda mais o cenário cultural local e o acesso gratuito à arte. “Nós também estamos licitando a reforma da antiga casa de bagagens da Estação, ao lado do Corpo de Bombeiros, que será a nossa futura Escola de Música, uma espécie de conservatório para formarmos os músicos de nossa cidade”, acrescentou o prefeito.

Nesta sexta-feira, dia 06 de maio, a partir das 20h30, o coreto receberá o grupo brasileiro Ray Conniff The Tribute Show, com o produtor artístico e sósia do músico americano, Sidney Leonel, ao lado de sua orquestra. Mais uma atração gratuita e aberta a toda população.