16 AGO 2022
CULTURA
Olímpia recebe Circuito SESC de Artes com diversas atrações gratuitas na Praça nesta sexta (19)
A Estância Turística de Olímpia receberá, nesta sexta-feira (19), a partir das 16h, o Circuito SESC de Artes 2022. Um dia de dança, música, oficinas, apresentações culturais e ações literárias gratuitas para toda população olimpiense, na Praça Rui Barbosa.

O circuito, que este ano contempla, de 12 a 28 de agosto, 118 municípios do Estado, é promovido pelo SESC São Paulo e chega a Olímpia, por meio do SESC Catanduva em parceria com secretaria de Turismo e Cultura. Ao todo, mais de 85 apresentações compõem a ação que percorre as cidades paulistas para estimular o uso dos espaços públicos, promovendo o convívio social, a troca de aprendizados e vivências e o desenvolvimento humano por meio da arte e da cultura.

Em Olímpia, com uma programação diversificada de danças, literatura, artes visuais, teatro, música e show de circo, as apresentações da edição 2022 intensificam o olhar da transformação social e do respeito pela diversidade de pessoas.

Confira abaixo uma breve contextualização do que será apresentado na Praça Rui Barbosa:

Jogos Fantásticos Nunca Inventados – Artes Visuais e Tecnologias
A atividade traz dois jogos inéditos, a incrível "Esgramba", que mistura esgrima com samba, e o irreverente jogo de bola "Os Nada Bobinhos", em que os participantes poderão aplicar suas estratégias de influência em uma batalha pelo poder. Nas duas modalidades lúdicas, estético e esportiva, o público é convidado a jogar com os artistas em plena praça pública, misturando jogo, arte e humor.

H2OBOOM – Show de Circo
O artista uruguaio Mauro Cosenza (Uru) dá vida ao excêntrico palhaço El Gran Enano, que utiliza habilidades e alguns delírios para realizar estouros com balões, bolas de ping-pong, engenhocas, água e muitas explosões, rompendo, assim, a barreira entre o personagem e a plateia, gerando um jogo interativo e divertido.

JAMZZ – Dança
Inspirado pelo jazz dance, o público é convidado a dançar ao som de hits dos anos 1980 e 1990 tocados por um DJ. Os “performers”, dirigidos pelo coreógrafo e dançarino Cristian Duarte, criam uma atmosfera vintage por meio de figurinos, acessórios, sons e movimentos.

Mensagens de Mulheres Sábias - As Rutes - Literatura
Intervenção literária para compartilhar depoimentos, narrativas ancestrais e reflexões sobre ser mulher no mundo hoje. O coletivo investiga como a trajetória e a obra de escritoras admiradas auxiliam no equilíbrio e na equidade da vida em múltiplos aspectos.

Roda de Samba da Palhaça Rubra – Música
Cheio de palhaçaria, o espetáculo musical presta homenagem a nomes fundamentais do samba, como Cartola, Noel Rosa, Clara Nunes, Beth Carvalho, Aracy de Almeida e Dona Ivone Lara. O show também faz um tributo ao cantor e compositor paulista Adoniran Barbosa, chamado carinhosamente pela palhaça Rubra, de vovô.

Azar do Valdemar - Cia dos Incentivos – Teatro
Uma trupe de artistas mambembes narra o desaparecimento de Valdemar e, com o público, tenta recriar a sua trajetória. O espetáculo, livremente inspirado na obra “Viva o Povo Brasileiro”, de João Ubaldo Ribeiro, reúne dramaticidade, música e arte circense.

Contos Fantásticos – Cia dos Incentivos – Teatro
O espetáculo propõe um mergulho no universo da fantasia por meio dos contos “O Papagaio Real”, de Câmara Cascudo, e “A princesa que foi Educada com um Homem”, do épico indiano Mahabharata, que convidam o espectador a conhecer realidades incomuns.

A cabaça mágica: Histórias pretas na Literatura Infanto Juvenil – Literatura Infantil
Agbalá Conta abre sua cabaça e revela livros da literatura infantojuvenil, com obras que trazem histórias tradicionais africanas e afro-brasileiras.