12 SET 2022
Olímpia recebe mais uma oficina gratuita de Cinema do Programa Pontos MIS
Em parceria com a secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, a Estância Turística de Olímpia recebe, nesta terça-feira (13), das 18h às 22h, na Casa da Cultura, mais uma oficina gratuita do Programa Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo.

A oficina, com o tema “O Cinema Brasileiro e a Independência – Identidade e Representação”, visa promover a discussão sobre o cinema nacional e independência no Brasil, explorando a representação do momento histórico e a situação colonial que perpetua no subdesenvolvimento da indústria audiovisual no âmbito econômico do setor.

Com carga horária de 4 horas, metodologia teórica e debate com os participantes, a oficina também abordará o conceito de cinema independente brasileiro em relação aos grandes estúdios produtores e as propostas estéticas do Cinema Novo, Cinema Marginal e da atualidade, que buscaram representar a identidade do Brasil e de seu povo.

Os trabalhos serão coordenados e desenvolvidos pelo diretor de cinema Bruno Cucio, graduado pela FAAP em Cinema, mestre pelo departamento de artes da UNESP e sócio da Travessia Filmes, atuando desde 2009 em projetos audiovisuais voltados à produção artística e à formação de novos públicos.

As inscrições podem ser realizadas pelo link https://forms.gle/P5tMAKtBRdwLE5pKA ou presencialmente na secretaria de Turismo e Cultura, que coordena a ação em Olímpia, munidos de documento pessoal com foto, como RG ou CNH. As vagas são limitadas e abertas para jovens (a partir de 15 anos), adultos, estudantes de Comunicação e áreas afins, atores iniciantes, diretores de cinema e comunidade em geral.

O programa Pontos MIS traz aos municípios oficinas gratuitas visando à formação e à difusão cultural de novos públicos para a cultura e para o cinema, promovendo assim a arte e a transformação humana e cidadã. Para mais informações, os interessados podem também procurar a secretaria de Turismo e Cultura, localizada na Avenida Brasil, nº 155 – Centro, com atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 16h.