12 SET 2022
SAÚDE
Repasse mensal da Prefeitura para a Santa Casa aumenta mais de 400% nos últimos 5 anos e já ultrapassa os R$ 6 milhões ao ano
Investindo cada vez mais na qualidade da oferta dos serviços públicos de saúde do único hospital que atende toda a microrregião, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia renovou por mais um ano o contrato de subvenção com a Santa Casa de Misericórdia, com uma ampliação significativa no repasse de recursos próprios à instituição.

Assinado recentemente, o novo convênio do município com o hospital passará de R$ 4,8 milhões ao ano, entre o período de agosto de 2021 a julho de 2022, para R$ 6,6 milhões anuais, com validade de agosto deste ano até julho de 2023.

O aumento representa quase 40% em um ano e é ainda mais expressivo quando levado em conta os últimos 5 anos. Isso porque quando a atual gestão assumiu o primeiro mandato, em 2017, o repasse mensal era de R$ 105 mil e, agora, já ultrapassa os R$ 500 mil por mês, gerando um crescimento de mais de 400% na subvenção mensal.

Cabe destacar que, segundo a secretaria de Planejamento e Finanças, a ampliação dos recursos foi possível em decorrência da diminuição de gastos do município com a pandemia, possibilitando aumento no repasse ao hospital para suprir ainda a defasagem dos recursos de outras esferas como os do Governo Federal, que praticamente não tiveram alteração ao longo dos anos.

Além disso, foi também nos últimos anos que o hospital passou por diversas melhorias estruturais e de serviços, como a reativação da UTI, ampliação e reforma de leitos hospitalares, reforma da maternidade, cozinha e outros espaços e grandes conquistas como a instalação tomógrafo e, agora, o inédito Centro de Hemodiálise. Projetos que só se concretizaram com o apoio e aporte da Prefeitura, iniciativa privada e sociedade civil.

Para a hemodiálise, por exemplo, considerada um marco histórico para Olímpia, a Prefeitura está auxiliando à parte no custeio da operação com um valor mensal de R$ 160 mil, até que sejam finalizadas as formalidades para o credenciamento dos pacientes do SUS, junto ao Governo Estadual e ao Ministério da Saúde, enquanto a Santa Casa arca com o atendimento médico e o espaço físico.

Além de todos esses repasses, a Prefeitura possui também convênio com o hospital para o gerenciamento da UPA – Unidade de Pronto Atendimento, que foi atualizado em R$ 160 mil por mês, o que representa um montante de cerca de R$ 2 milhões em doze meses.

“Atender as necessidades da população, ainda mais nos serviços de saúde, sempre foi prioridade em nossa gestão. Por isso, temos um cuidado especial na Atenção Básica, e também na estruturação cada vez melhor do único hospital que atende toda a microrregião. É notória a transformação que a nossa Santa Casa vem passando graças à união de esforços e o comprometimento do provedor, da equipe médica, de empresários e do poder público. Por isso, temos buscado auxiliar em tudo o que é possível, principalmente, para garantir atendimento do SUS de qualidade para toda a população”, destacou o prefeito Fernando Cunha.