18 OUT 2022
Mais de 25 expositores de Cavalos Mangalarga Marchador participaram da 1ª Expô Especializada das Águas em Olímpia
A Estância Turística de Olímpia recebeu de 12 a 15 de outubro, no Recinto do Folclore, a 1ª Expô Especializada das Águas. Uma competição de técnica, andamento, marcha e morfologia para julgamento dos melhores cavalos da raça mangalarga marchador que participam de competições por todo Brasil.

Organizada pelo Núcleo Alta Mogiana dos criadores de Cavalo Mangalarga Marchador, a  Expô das Águas teve apoio da Prefeitura através da secretaria de Turismo e Cultura  reunindo 65 animais de mais de 25 expositores dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Bahia.

Moradores e visitantes que estiveram no recinto, puderam conhecer um pouco mais sobre a raça, os cuidados, as curiosidades da criação dos cavalos e admirar a beleza dos animais. A competição, com entrada gratuita, foi dividida em 43 categorias incluindo avaliações de potras, potros, éguas e cavalos nas fases mirim, jovens, júnior e adulto.

Na quinta-feira (13) participaram da abertura oficial dos julgamentos, o prefeito Fernando Cunha, secretários municipais e vereadores, além de expositores, criadores e representantes do Núcleo. Exibindo sua exuberância, marcha impecável e estrutura robusta e imponente, o cavalo Meirelles Quilate I, do expositor Dinovaldo Soares Neto  (Haras DLL), foi o grande campeão dos campeões.

Com animais premiados em 17 categorias e soma geral de 314 pontos, o Haras Rodrigues de Nova Ponte – Minas Gerais, foi campeão da competição que terminou no sábado (15). A segunda colocação, com 241 pontos ficou com o Haras DLL de São Sebastião do Paraíso/MG, seguido do Haras Fazenda Campo Alegre de Brodowski/SP que somou 214 pontos, ficando em terceiro lugar na premiação geral.

A Expô Especializada das Águas que tem o objetivo de fomentar a criação dos cavalos conquistando novos criadores em todo país, e reunir cada vez mais, pessoas apaixonadas pela elegância de um marchador, promete retornar em 2023 para a Estância Turística de Olímpia exibindo novos campeões.