06 DEZ 2022
GABINETE
Olímpia recebe viatura da Defesa Civil com kit de combate a incêndio e começa estruturar os planos de contingências municipais
A Estância Turística de Olímpia atenta às questões de segurança e bem-estar de toda população e seus visitantes, acaba de receber do Governo do Estado, por intermédio da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), os equipamentos da Ação de Aparelhamento das Defesas Civis nos municípios paulistas.

A atividade pioneira no Brasil repassa materiais adquiridos com recursos financeiros captados por meio de emendas parlamentares, equipando e modernizando as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil.

Olímpia, que está entre as 119 cidades contempladas, recebeu na última sexta-feira (02), uma viatura (caminhonete 4x4) com kit de combate a incêndio e motosserra acoplados, para atendimento de toda população. A Comissão Municipal da cidade (COMDEC), instituída desde 2011 pelo Decreto nº. 4952, é formada por membros das forças de segurança e representantes do poder público e da sociedade civil.

Com a chegada dos equipamentos e o crescimento da cidade, a Prefeitura está estruturando a Defesa Civil, por meio da secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, e desenvolvendo um novo plano de contingência para as situações de risco. Em breve, o tridígito 199 também estará funcionando para o atendimento e, além disso, agentes da Guarda Civil Municipal serão qualificados e preparados para atuar também nessas situações de risco.

A Defesa Civil tem o objetivo de reunir um conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais, reabilitadoras e reconstrutivas destinadas a evitar desastres ou minimizar seus impactos para a população e a restabelecer a normalidade social, atuando no antes, durante e depois das ocorrências por meio de prevenção, mitigação, resposta e recuperação.