08 DEZ 2022
CULTURA
Festival do Folclore de Olímpia é finalista pela primeira vez em premiação cultural do Governo do Estado
58º Festival do Folclore de Olímpia
Pela primeira vez em quase 60 edições, o Festival do Folclore de Olímpia está entre os finalistas da mais alta premiação do Governo do Estado que valoriza o setor cultural. Realizado, desde 1950, o Prêmio Governo do Estado de São Paulo Para as Artes 2022, divulgou os indicados deste ano em publicação divulgada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (08).

Ao todo, são 5 finalistas em 15 categorias contempladas e o maior e mais tradicional evento de Olímpia concorre pelo segmento Mostras, Festivais, Mercados e Eventos Culturais, tendo como representantes o prefeito Fernando Cunha e a secretária de Turismo e Cultura, Priscila Foresti.

O município de Olímpia disputa o prêmio com a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, o Festival Internacional de Teatro de Rio Preto, o Festival Coala e o Festival Internacional de Curtas de São Paulo.

A indicação foi realizada por um júri técnico estadual cuja comissão foi formada por representantes da secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado e pelo Conselho Estadual de Cultura e Economia Criativa.

A cerimônia de premiação será no dia 14 de dezembro, às 18h30, no Teatro Sérgio Cardoso, na capital paulista. O evento contará com a presença do governador Rodrigo Garcia e do secretário de Estado da Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão, além da participação do prefeito Fernando Cunha e da secretária de Turismo e Cultura, Priscila Foresti.

O FESTIVAL
A Estância Turística de Olímpia, Capital Nacional de Folclore e Terra das Águas Quentes, realiza, todos os anos, no mês de agosto, sua festa maior que reúne a cultura popular de todo o Brasil. O Festival do Folclore de Olímpia – FEFOL tem o objetivo de preservar a cultura brasileira, recebendo grupos folclóricos e parafolclóricos de todas as regiões do país, que mostram sua riqueza, costumes e tradições, no Recinto de Exposições e Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas “Professor José Sant’anna”, o popular Recinto do Folclore.

Neste ano, mais de 160 mil pessoas passaram pelo evento em nove dias de festa. Em 2023, a 59ª edição será realizada de 05 a 13 de agosto, homenageando o Grupo Folclórico Parafusos, de Lagarto-SE, um dos mais antigos e tradicionais do festival. A programação do festival conta, além de apresentações de danças e folguedos folclóricos, com palestras, gincana e oficina de brinquedos tradicionais infantis, exposição de artesanato, festival de violeiros, culinária brasileira, desfile, atividades em escolas e nas ruas e muito mais.