13 DEZ 2022
CULTURA
Estação Cultural de Olímpia comemora 1 ano de inauguração com abertura de novas mostras e exposições de artes gratuitas
Nesta semana, a Estação Cultural de Olímpia – ECO comemora 1 ano de inauguração e, para comemorar a data, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia realizará no dia 20 de dezembro (terça-feira), a abertura de novas mostras e exposições gratuitas, às 20 horas.

Implantada no prédio da antiga Estação Ferroviária, a ECO já recebeu, desde sua inauguração, três grandes mostras de artes de artistas plásticos renomados, como “O Feminino em Flávio de Carvalho”, “A Cor Brasileira” do pintor naif brasileiro José Antônio da Silva e “Arte: Várias Paisagens” com obras contemporâneas de acervos de colecionadores, valorizando e fortalecendo o turismo e a cultura na cidade.

O local, que é considerado um marco de resgate da história de Olímpia e o maior atrativo cultural e turístico do município, ficou cerca de 15 anos sem uso e, em 2019, começou a passar por obras para a reativação como um centro cultural, com salas administrativas, sala receptiva, atividades para crianças, espaço para apresentações culturais, sala para exposições, entre outros, com destaque também para a conhecida “Maria Fumaça”, locomotiva que foi restaurada e realocada na nova estação.

As novas exposições, que chegam para marcar o primeiro aniversário do complexo cultural, serão distribuídas nos três galpões da ECO e abertas ao público para visitação pelos próximos seis meses, conforme previsão da secretaria de Turismo e Cultura que coordena os trabalhos.

Entre as novas mostras, o destaque é para “No Coração Ardente”, da artista e curadora Edna Carla Stradioto, com 389 obras. A instalação recupera um poema de Thiago de Mello, que fala sobre aprender com o vento, criar um mundo de luz quando tudo é sombra e o desejo de voar livremente para construir uma vida de plenitude. A sala inicial apresentará uma antologia da carreira da artista com 23 obras importantes, entre as quais diversas estiveram presentes em exposições internacionais e nacionais, e algumas em livros de arte de importante veiculação. O grande salão apresentará 366 obras inéditas da artista feitas especialmente para criar esse mundo em que a luz é a própria existência.

A galeria principal terá 19 novos desenhos do “Feminino” do artista Flávio de Carvalho com curadoria de Marcus Lontra. A exposição “A cor Brasileira” com obras de José Antônio da Silva continuará na ECO para contemplação.

A Estação Cultural de Olímpia fica na Rua Coronel José de Medeiros, nº 477, Patrimônio de São João Batista e é aberta para visitação gratuita do público, de terça a domingo, das 15h às 21 horas.