20 DEZ 2022
Inscrições para o 59º FEFOL se encerram com cerca de 40 grupos inéditos
O Festival Nacional do Folclore de Olímpia, considerado um dos maiores e mais importantes do país, encerrou, às 23h59 da última sexta-feira (16), o prazo de inscrições para os grupos interessados em se apresentar no palco da edição 2023, que será realizada de 05 a 13 de agosto.

Foram mais de 45 dias de inscrições abertas para grupos folclóricos, parafolclóricos e artístico-culturais locais, regionais e nacionais que desenvolvam atividades na área da dança e música, incentivando o folclore e a arte popular brasileira.

A medida foi adotada, considerando as grandes proporções que o evento tem conquistado e com o intuito de promover a transparência e a oportunidade de participação, ampliando ainda a representatividade do festival perante o cenário nacional da cultura.

Objetivos que foram alcançados, de acordo com o levantamento da secretaria de Turismo e Cultura, que coordena o processo, tendo em vista o relatório das inscrições.

Ao todo, foram 76 grupos inscritos, de 18 estados das 5 regiões brasileiras, sendo 13 da região Norte, 27 do Nordeste, 16 de Sudeste, 7 do Centro-Oeste e 13 do Sul, possibilitando a formação de um vasto catálogo de grupos com as mais diversas manifestações culturais, que permitirão enriquecer ainda mais o festival.

Outro dado interessante é a quantidade de grupos interessados em participar do evento pela primeira vez. No total, 39 dos inscritos, ou seja, mais da metade, são inéditos, vindos de todas as regiões do país.

Para se inscrever, os proponentes foram orientados a ler atentamente o regulamento, estando cientes das responsabilidades de cada parte e das condições previstas para participação, ficando a escolha dos grupos condicionada ao atendimento e à concordância com os requisitos.

Agora, a Comissão definirá as diretrizes de seleção dos grupos que farão parte do evento, considerando os critérios estabelecidos no regulamento e primando pela valorização da diversidade cultural, com o objetivo de abranger o maior número de regiões e estados brasileiros representados.

Vale ressaltar ainda que a quantidade de grupos selecionados para participar da edição de 2023, será definida pela Comissão, atendendo à proposta de programação do evento, que está sendo elaborada de forma a garantir tempo hábil para apresentação dos grupos e a ampla audiência do público.

Todos os documentos e informações enviados serão conferidos e avaliados pelos envolvidos e os selecionados preliminarmente serão comunicados no mês de janeiro, com prazo para confirmação da participação, a fim de que os grupos participantes tenham um intervalo suficiente para se preparar e arrecadar recursos que viabilizem o deslocamento até Olímpia e para que o 59º Festival do Folclore planeje com antecedência toda a estrutura e a programação necessária para a realização da festa.

O EVENTO
A Estância Turística de Olímpia, Capital Nacional de Folclore e Terra das Águas Quentes, realiza, todos os anos, no mês de agosto, sua festa maior que reúne a cultura popular de todo o Brasil. O Festival do Folclore de Olímpia – FEFOL tem o objetivo de preservar a cultura brasileira, recebendo grupos folclóricos e parafolclóricos de todas as regiões do país, que mostram sua riqueza, costumes e tradições, no Recinto de Exposições e Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas “Professor José Sant’anna”, o popular Recinto do Folclore.

Em 2023, a 59ª edição será realizada de 05 a 13 de agosto, homenageando o Grupo Folclórico Parafusos, de Lagarto-SE, um dos mais antigos e tradicionais do festival. A programação do festival conta, além de apresentações de danças e folguedos folclóricos, com palestras, gincana e oficina de brinquedos tradicionais infantis, exposição de artesanato, festival de violeiros, culinária brasileira, desfile, atividades em escolas e nas ruas e muito mais.

CANAIS OFICIAIS: