19 JAN 2023
Saúde realiza campanha “Janeiro Roxo” de conscientização sobre a hanseníase
Com o intuito de orientar a população sobre a importância de se prevenir contra a hanseníase, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da Secretaria de Saúde, promove durante o mês de janeiro a campanha de conscientização contra a doença.

De acordo com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), a hanseníase é uma doença infecciosa que acomete pele e nervos, sendo sua forma de contágio por vias respiratórias e convívio prolongado. Entre os sintomas estão a presença de manchas avermelhadas ou amarronzadas pelo corpo, com perda de sensibilidade ou dormência e queda de pelo.

Assim, para ampliar as orientações aos moradores, neste sábado (21), a equipe do CTA estará no Supermercado Iquegami, no bairro Harmonia, das 16h às 20h, informando os cuidados contra a doença, além da entrega de panfletos. No dia 28 de janeiro, último sábado do mês, a orientação será realizada na Praça da Matriz, das 9h às 13h.

Além das ações, as Unidades de Saúde estão intensificando durante todo o mês as orientações nas salas de espera das UBS aos pacientes, e também nas visitas casa a casa pelos agentes de saúde.

O município oferece atendimento e medicamentos fornecidos pelo SUS para o tratamento da doença. Em caso de suspeita, surgimento de manchas e dormência, a orientação é procurar o atendimento médico da unidade mais próxima para avaliação e encaminhamento. A hanseníase tem cura e, por isso, deve ser diagnosticada e tratada precocemente.