01 FEV 2023
SAÚDE
Santa Casa implanta Sala de Emergência para ampliar o atendimento a casos graves em Olímpia
Ampliando mais um projeto para os cuidados com a saúde em benefício da população olimpiense, a Santa Casa de Misericórdia de Olímpia irá entregar a implantação da primeira Sala de Emergência do município.

Destinado ao atendimento imediato a ocorrências, o local será mais uma porta de entrada de atenção primária a situações de risco, complementando o serviço prestado pela única Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) da cidade e de toda a microrregião e ampliando tanto a capacidade como a qualidade no socorro destinado a salvar vidas.

A prestação do novo serviço já vinha sendo planejada pela atual gestão em parceria com o hospital, tendo em vista a necessidade de aumentar o atendimento e, agora, entrará em funcionamento oficialmente, nos próximos dias. Neste sábado, dia 04 de fevereiro, às 10h, será realizada a abertura com a presença de autoridades e a operação começa a partir de segunda-feira, dia 06.

A estrutura montada dentro da Santa Casa dispõe de 6 leitos hospitalares e plantão 24 horas com equipe médica formada por um profissional médico, 07 enfermeiros e 12 técnicos de enfermagem, além de 06 funcionários de limpeza, 02 recepcionistas e segurança em tempo integral. A implantação contou com investimento de cerca de R$ 400 mil em recursos da Prefeitura.

Vale ressaltar que a Sala de Emergência atenderá, exclusivamente, pacientes socorridos por ambulâncias, Corpo de Bombeiros ou SAMU, ou seja, casos de maior gravidade, encaminhados pela UPA, que já necessitem de suporte hospitalar, condicionando a Unidade de Pronto Atendimento às situações de baixa e média complexidade e afins, melhor estruturando, assim, a assistência médica.

Além disso, para a operação, o município ampliará ainda o repasse ao hospital, custeando em cerca de R$ 280 mil mensais este novo serviço de urgência prestado à população, o que representa mais de R$ 3,3 milhões ao ano.

REPASSES SANTA CASA
Com mais este custeio, os recursos municipais destinados à Santa Casa foram novamente ampliados, chegando a quase R$ 10 milhões em um ano. A renovação do convênio com o hospital em agosto de 2022, que segue em validade até julho de 2023, já havia representado um aumento de 40% em relação ao contrato anterior (ago/2021 a jul/2022) e é ainda mais significativo se considerado os últimos 5 anos.

Isso porque quando a atual gestão assumiu o primeiro mandato, em 2017, o repasse mensal era de R$ 105 mil e, agora, já ultrapassa os R$ 500 mil por mês, gerando um crescimento de mais de 400% na subvenção mensal.

Entre outras despesas que impactaram no aumento do repasse está, por exemplo, a implantação da hemodiálise, para a qual Prefeitura está auxiliando no custeio da operação com um valor mensal de R$ 160 mil, até que sejam finalizadas as formalidades para o credenciamento dos pacientes do SUS, junto ao Governo Estadual e ao Ministério da Saúde, enquanto a Santa Casa arca com o atendimento médico e o espaço físico. A defasagem dos recursos de outras esferas como do Governo Federal, que praticamente não tiveram alteração ao longo dos anos, também é outro fator que exigiu maior aporte do município para não ocorrer a desassistência do hospital.

Além de todos esses repasses, a Prefeitura possui também convênio com o hospital para o gerenciamento da UPA – Unidade de Pronto Atendimento, que foi atualizado e representa um montante de cerca de R$ 5 milhões em doze meses.

“Investir na melhoria do atendimento hospitalar da nossa Santa Casa, que é o único hospital de toda a microrregião, sempre esteve como prioridade de nosso trabalho. Prova disso são as inúmeras ações que temos realizado, graças à união de esforços e o comprometimento de todos os envolvidos. Grandes passos foram concretizados, como a ampliação do atendimento, a reativação da UTI, a melhoria da estrutura, a tão esperada hemodiálise e, agora, a Sala de Emergência com suporte melhor para os casos emergenciais. Conquistas que garantem o atendimento hospitalar, principalmente do SUS, com mais qualidade para a população”, destacou o prefeito Fernando Cunha.