03 FEV 2023
SAÚDE
Olímpia vacina crianças a partir dos 06 meses sem comorbidades contra a Covid e orienta sobre reforço para novos públicos
Intensificando a proteção contra a Covid em Olímpia, a Prefeitura, por meio da secretaria de Saúde, orienta sobre os novos públicos de vacinação, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde.

Com isso, na segunda-feira, dia 06, será iniciada a imunização em crianças a partir dos 6 meses sem comorbidades, tendo em vista que o município recebeu um novo lote do imunizante Pfizer Baby, destinado a este grupo.

Desde novembro do ano passado, a imunização foi liberada para crianças da referida faixa etária com comorbidades. No entanto, devido à baixa procura, o município já vem realizando a vacinação com a xepa de crianças sem comorbidades, mediante cadastro dos responsáveis no site da Prefeitura.

Sendo assim, a Saúde ressalta que a vacinação continuará sendo feita por meio de cadastro para otimizar as doses da vacina e evitar a perda de frascos abertos. O esquema vacinal indicado do imunizante Pfizer Baby é de três doses, sendo o intervalo de quatro semanas da primeira para a segunda dose e de oito semanas para a terceira.

Desta forma, os interessados podem fazer o cadastro, preenchendo o formulário online disponível pelo link https://bit.ly/Vacina_COVID. Vale esclarecer que as crianças serão vacinadas conforme ordem de cadastro e que os pais que já haviam preenchido o formulário da xepa e ainda não foram contatados para aplicação, não precisam fazer o cadastro novamente, tendo em vista que, agora com a chegada de mais doses, serão comunicados pelo setor para o agendamento.

A vacinação continuará sendo feita exclusivamente na Unidade Básica de Saúde ‘Dr. Waldomiro Paiva Luz’, nas Cohab I e II, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Para os distritos, caso haja cadastro, a secretaria organizará a aplicação conforme demanda.

Além disso, o município também começa a vacinar com as doses de reforço crianças de 5 a 11 anos, 11 meses e 29 dias que tomaram a Pfizer pediátrica. O intervalo da primeira para a segunda dose é de 8 semanas, e de quatro meses da segunda para a terceira dose. As vacinas estarão disponíveis nas UBS Campo Belo, Santa Ifigênia e São José, também de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

Vale ressaltar que a vacinação não é obrigatória, mas os pais ou responsáveis que optarem pela imunização devem apresentar o termo de autorização para vacinação de menores de idade, também disponível no site da Prefeitura ou na própria unidade. É necessário levar ainda o documento pessoal da criança.

VACINA BIVALENTE
Ainda sobre a vacinação contra a Covid, o Ministério da Saúde anunciou, recentemente, que será iniciada uma nova fase do Programa Nacional de Vacinação para 2023. O cronograma divulgado prevê que um reforço com a vacina bivalente da Pfizer seja feito em cinco etapas, contemplando os grupos por ordem de prioridade e escalonamento de idade. A previsão é de que as doses cheguem entre o fim deste mês e início de março. O município aguarda as devidas orientações e o envio dos imunizantes para comunicar a população.