09 FEV 2023
GABINETE
Aeroporto de Olímpia é pauta de encontro do Estado com o Ministro dos Portos e Aeroportos em Brasília
Destino turístico em plena expansão, a Estância Turística de Olímpia tem importantes projetos para explorar o mercado em potencial e melhorar a infraestrutura para atrair cada vez mais investimentos e turistas e o principal deles é a implantação do Aeroporto Internacional do Norte Paulista.

A relevante demanda, que tem sido pauta de constante gestão e encontros do prefeito Fernando Cunha, nos últimos anos, com lideranças de diversas esferas públicas e empresários, acaba de ganhar um novo capítulo de destaque.

Desta vez, o projeto foi tratado em uma agenda do novo secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, representando o Governo Tarcísio, com o atual ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França.

A reunião, que inclusive foi divulgada pelo secretário e ganhou visibilidade na imprensa, ocorreu na terça-feira (07), no gabinete do ministro, em Brasília, que se comprometeu a analisar junto à sua equipe técnica esse e outros pleitos apresentados pelo secretário para posterior viabilização.

“Foi uma ótima conversa. Os investimentos em um aeroporto na região de Olímpia atenderão um importante distrito turístico de nosso Estado, suprindo a demanda por uma logística de transporte de cerca de 350 mil turistas por temporada, além da geração de milhares de empregos”, disse Lucena.

A apresentação da proposta ao Governo Federal ocorreu logo após o projeto do aeroporto ter sido tema de uma reunião do prefeito Fernando Cunha com o secretário Lucena, no início deste mês. Na ocasião, o chefe do Executivo mensurou a importância do aeroporto para o desenvolvimento econômico de Olímpia e de toda a região e solicitou auxílio no andamento da implantação.

Vale ressaltar que, desde a posse dos novos governos, estadual e federal, o prefeito tem buscado tratativas com diversos secretários de Estado para garantir que as demandas e projetos de Olímpia sejam atendidos e concretizados. Cabe destacar ainda, que tanto Roberto de Lucena como Márcio França fazem parte do círculo de amizades do prefeito, conhecem a cidade e já estiveram em Olímpia outras oportunidades.

A proposta do novo aeroporto, em Olímpia, atende os estudos de viabilidade que mostram uma projeção regional para 20 anos (2018-2038), considerando a necessidade de ampliação da capacidade atual do aeroporto de São José do Rio Preto e um fluxo futuro estimado em mais de 6 milhões de visitantes em Olímpia. Com isso, já houve a disponibilização de uma área entre Olímpia e São José do Rio Preto para implantação do aeroporto e a concessão foi autorizada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil, com concessão de 35 anos para implantação e exploração. A outorga foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 14 de junho de 2021.

A estimativa é de que o aeroporto tenha capacidade para cerca de 500 mil operações por ano, podendo receber, futuramente, até voos da América Latina. Atualmente, estão sendo realizados os estudos e trâmites necessários como o licenciamento ambiental e o tipo de concessão para a posterior publicação do edital para implantação, que tem previsão de ocorrer ainda este ano.

“Abrimos mais um ano de trabalho já com essa excelente notícia. Dar continuidade aos projetos importantes, que dependem do Estado e da União, é o nosso principal desafio nessas mudanças de governo e tivemos a satisfação de ter bons relacionamentos e já podermos apresentar nossas demandas. Buscamos o desenvolvimento de nossa região e a união das lideranças é importante para mostrar nosso potencial para investimentos. O aeroporto é um projeto visionário, que já pensa na demanda futura do entorno, e que, com grandes investidores e as parcerias certas, tende a se concretizar, beneficiando diversas cidades e milhares de pessoas”, destacou o prefeito.