13 FEV 2023
TURISMO
Prefeitura e Fundação Roberto Marinho discutem projeto de concepção sobre o Novo Museu do Folclore de Olímpia
A importante e inédita parceria entre a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia e a reconhecida Fundação Roberto Marinho teve, nesse fim de semana, sua primeira reunião de trabalho para discussão e apresentação dos estudos iniciais sobre a concepção do Novo Museu do Folclore.

A iniciativa de colaboração foi firmada durante o 58º Festival do Folclore de Olímpia, em agosto de 2022, e, desde então, um grupo de renomados pesquisadores das áreas de cultura, artes, teatro e educação, com expertise na implantação de importantes museus do país – como o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, e o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, entre outros – iniciaram as pesquisas sobre o acervo local, o festival, e a cultura popular brasileira para elaborar o novo formato de exposição que será explorado no museu em construção. A importante parceria coloca Olímpia ainda mais em destaque no cenário da cultura de todo o país.

O objetivo é de que a nova sede, que está sendo construída dentro do Recinto do Folclore, conte com uma exposição contemporânea, mas que seja um espaço guardião da história e do acervo local, além de difusão do Festival do Folclore, tudo de forma a valorizar o conteúdo de maneira inovadora, atraente e interativa.

Os estudos iniciais e o andamento das pesquisas foram apresentados durante reuniões realizadas com diferentes setores e envolvidos com o folclore olimpiense, entre os dias 09 e 11 de fevereiro, em Olímpia, primeiramente com o poder público, em seguida com os grupos folclóricos e parafolclóricos e, para encerrar, com a comunidade em geral. A equipe foi recebida pelo prefeito Fernando Cunha e pelos secretários Leandro Gallina (Obras) e Priscila Foresti (Turismo e Cultura), que estão diretamente ligados à implantação do Museu.

Os encontros contemplaram rodas de conversa, visita às obras do novo Museu, apresentação do trabalho de pesquisa realizado até o momento e um amplo debate sobre o formato do acervo do Museu e seu papel educativo, considerando o trabalho na rede municipal de ensino.

Segundo os pesquisadores da Fundação Roberto Marinho, o intuito é de que o Museu do Folclore seja uma ferramenta educacional, de inclusão e de comunicação, expondo um conteúdo de forma atrativa e prazerosa, com a exploração de recursos audiovisuais para que o público seja interativo. A pesquisa segue as seguintes etapas: conceituação, concepção, desenvolvimento e implantação.

Compõem a comitiva da Fundação Roberto Marinho que visitou Olímpia os pesquisadores Larissa Graça, Ana Cândida Moura, Marcus Lontra, Regina Machado, Edilberto Fonseca e Renata Pittigliani.

Agora, após a visita, todo o material coletado pelos pesquisadores servirá de base para o amadurecimento do formato do acervo que será exposto no Museu. No novo espaço, em construção, estão sendo investidos cerca de R$ 1,4 milhão, de recursos do DADETUR (Departamento de Apoio aos Municípios Turísticos), órgão vinculado à secretaria estadual de Turismo e Viagens.