17 FEV 2023
GABINETE
Entrega de obras, homenagens e exposições culturais marcam a Semana de Comemorações aos 120 anos de Olímpia
Estância Turística de Olímpia completará no próximo dia 2 de março (quinta-feira), 120 anos de fundação e, para celebrar a data, que marca mais um século de trajetória de uma das cidades mais pujantes do Estado de São Paulo, uma programação especial está sendo preparada pela Prefeitura com diversas atividades, entre elas entregas de obras, homenagens, atos simbólicos e exposições culturais.

Semana de Comemorações começa já na sexta-feira que antecede o aniversário, no dia 24 de fevereiro, com a edição especial do projeto Memória Viva “Olímpia 120 anos – Nossa História, Nossa Gente”. No ato, marcado para às 18h30, no Coreto da Praça Rui Barbosa, será feita uma homenagem à olimpiense Zuleica Carneiro Zangerolami, personalidade importante da história da cidade, que se destaca por seu trabalho social e voltado para a educação. A ação é uma parceria da Associação Olímpia para Todos com a secretaria de Educação, que prepara uma encenação teatral especial para celebrar o aniversário da cidade.

O cronograma continua na segunda-feira, dia 27 de fevereiro, às 17 horas, com a entrega da Areninha do bairro Viva Olímpia/Harmonia. O equipamento esportivo, com mais de mil metros quadrados, conta com campo sintético para futebol society, quadra de basquete de rua 3x3 e iluminação de LED. O local receberá o nome do saudoso olimpiense, Marcelo Benedito Lupi, grande competidor dos campeonatos de futebol amador de Olímpia. Ao todo, o município foi contemplado com 3 Areninhas, fruto de um convênio com o Governo do Estado, por meio da secretaria de Esportes, via indicação de parlamentares, e, em breve, as outras duas dos bairros Tropical II e Cohab III serão finalizadas pelo Estado para uso da população.

Na terça-feira, dia 28, a programação será cultural com abertura de duas novas exposiçõesàs 17 horas, na Pinacoteca, localizada na Casa da Cultura, com a mostra “Olímpia 120 anos” e, na em seguida, às 18h30, com a exposição fotográfica “O que vem de dentro”, no Museu de Arte Sacra e Diversidade Religiosa. O novo acervo tem pesquisa e curadoria do premiado escritor, roteirista, curador de fotografia e editor de São Paulo, Diógenes Moura, e reúne uma coletânea de obras de renomados fotógrafos.

Outros grandes eventos estão marcados para a quarta-feira, dia 01 de março, véspera do aniversário de Olímpia. Na data, pela manhã, às 11 horasserá inaugurada a Nova Creche do Jardim Maranata. Em impasse há diversos anos, a obra, que é um convênio com o Governo Federal, foi concluída com esforços e recursos do município para ampliar o atendimento aos moradores da região. Com isso, no local funcionará as novas instalações da Creche Pedrinho, com uma estrutura mais adequada e maior capacidade de alunos.

Ainda na quarta, à noite, a grande atração da Semana de Comemorações será o show com o cantor Leonardo, um dos sertanejos de maior sucesso no país, com músicas que marcam gerações. A abertura dos portões do Recinto do Folclore será às 21 horas e o evento conta com pista solidária, mediante a troca antecipada de 1kg de alimento (arroz, feijão, óleo, leite e café), pelo ingresso, na secretaria de Assistência Social. Uma oportunidade para comemorar mais um ano de história com toda a população olimpiense.

Por fim, com o objetivo de agradecer as bênçãos e conquistas, será realizada uma Missa em Ação de Graças ao Aniversário de Olímpia e à Abertura do Ano Letivo da Rede Municipal de Ensino, na quinta-feira, dia 02 de março, dia do aniversário, às 19 horas. A celebração será presidida pelo Bispo Diocesano Dom Milton Kenan Júnior, na Igreja Matriz de São João Batista.

Toda a programação é gratuita e aberta à população que quiser prestigiar. “Os 120 anos de Olímpia são um marco para a história da cidade, que vive seu momento de grande pujança e desenvolvimento. Por isso, além de entregarmos novas conquistas para a população, também vamos comemorar a data com um grande show, trazendo o cantor Leonardo, que faz sucesso com diversas gerações. É um novo ciclo que queremos celebrar com as famílias olimpienses, proporcionando lazer, cultura e mais qualidade de vida a todos e já adiantamos que para o Padroeiro, outras conquistas, ações e projetos em diversas áreas vêm aí”, destaca o prefeito Fernando Cunha.