27 FEV 2023
SAÚDE
Saúde inicia vacinação com dose bivalente contra a Covid para grupos prioritários nesta terça (28)
Retomando o esquema vacinal de proteção contra a Covid, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de saúde, inicia nesta terça-feira, dia 28 de fevereiro, a vacinação com a dose bivalente da Pfizer para o grupo prioritário.

Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, o público-alvo da primeira fase da nova campanha de vacinação será os idosos acima de 70 anos, imunossuprimidos, indígenas e quilombolas. Além disso, os profissionais que trabalham nas instituições de longa permanência serão imunizados no local de trabalho conforme agendamento da secretaria de Saúde.

O imunizante beneficiará os moradores dos referidos grupos que tenham pelo menos duas doses monovalentes da vacina, ou seja, a primeira e a segunda dose, e também quem já recebeu a última dose de reforço há pelo menos 4 meses.

Para esta primeira fase, as doses da vacina estarão disponíveis exclusivamente no Centro de Referência do Idoso (CRI), das 8h às 15h. Tendo em vista o feriado prolongado em comemoração ao aniversário de Olímpia, não haverá vacinação nesta quinta e sexta, dias 02 e 03 de março, retornando na segunda, dia 06. Por isso também, nos distritos, a vacinação estará disponível na próxima semana, sendo todas as quintas-feiras, em Ribeiro, e, às sextas-feiras, em Baguaçu.

Cabe acrescentar ainda que a campanha de imunização será dividida em cinco fases. O município aguarda o envio de doses e as orientações sobre os próximos grupos contemplados para comunicar a população.

VACINAÇÃO INFANTIL

O município segue ainda aplicando as doses disponíveis e autorizadas para os demais públicos, mas, devido à baixa procura do público infantil e para evitar o desperdício de doses, a Saúde informa que retomará o cronograma de vacinação das UBS para as crianças de 5 a 11 anos, 11 meses e 29 dias que tomaram a Pfizer pediátrica, e para as crianças de 3 e 4 anos imunizadas com Coronavac.

Assim, as vacinas das referidas faixas etárias (de 03 a 11 anos) estarão disponíveis na UBS Campo Belo de segunda e sexta, na UBS São José de terça e quinta e na UBS Santa Ifigênia, às quartas-feiras, sempre das 8h às 15h. Já a Pfizer baby para crianças a partir dos 06 meses continua disponível na UBS das Cohab I e II, de segunda a sexta, mediante cadastro no site da Prefeitura.

Vale ressaltar que a vacinação não é obrigatória, mas os pais ou responsáveis que optarem pela imunização devem apresentar o termo de autorização para vacinação de menores de idade, também disponível no site da Prefeitura ou na própria unidade. É necessário levar ainda o documento pessoal da criança. Mais informações: https://bit.ly/Vacina_COVID.