10 MAR 2023
SAÚDE
Saúde promove campanha de prevenção contra a tuberculose no mês de março com ações especiais aos sábados
A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), promove durante o mês de março a campanha de prevenção à tuberculose. A ação será realizada em todas Unidades Básicas de Saúde com coletas de exames e orientação preventiva sobre a doença.

Neste sábado, 11, a equipe do CTA em parceria com a equipe de Saúde estará na UBS Clodoaldo Marins Sarti, na Santa Ifigênia, e no Ambulatório de Referência e Especialidades (ARE), realizando exames de tuberculose e também teste rápido de doenças sexualmente transmissíveis, das 8h às 16h. No ARE, a ação aproveitará ainda o grande fluxo de pessoas que a unidade deve receber devido ao Dia D de vacinação contra a Covid.

Já no sábado, dia 18, a intensificação será feita na Praça da Matriz das 8h às 13h e, no dia 25, a equipe estará na UBS Dona Dalva, no Campo Belo, das 8h às 16h.

Durante os dias de campanha, os profissionais explicarão os sintomas da doença, como identificá-los e o que deve ser feito no tratamento. A doença tem como sinais característicos febre baixa, suor noturno, tosse produtiva com duração de mais de três semanas, podendo ter expectoração sanguinolenta, falta de ar, cansaço, expectoração com sangue, dor torácica e perda de peso.

A Saúde destaca que o tratamento da tuberculose é à base de antibióticos e é oferecido gratuitamente pelo Ministério da Saúde, por meio dos municípios. Durante o tratamento, o paciente é acompanhado pela equipe do CTA, composta por médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo, farmacêutico e educador sanitário, com realização periódica de visitas para supervisão e acompanhamento do tratamento.