13 MAR 2023
SAÚDE
Vacinação contra a Covid e exames preventivos de tuberculose marcaram o Dia ´D" no sábado (11)
A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Saúde, realizou no último sábado, 11, o Dia “D” de vacinação contra a Covid, visando facilitar o acesso dos moradores à imunização em horário especial, tanto para reforçar a aplicação da dose bivalente ao público prioritário como para as demais doses para quem está em atraso. Além da vacinação, a ação contou ainda com a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) que realizou exames preventivos contra a tuberculose e orientações sobre a doença.

Durante a mobilização, cerca de 100 munícipes receberam o imunizante contra a Covid, entre a dose bivalente, disponível para pessoas com 60 anos ou mais, e cidadãos que estavam com as vacinas em atraso. Vale ressaltar que a vacinação contra a Covid para todos os públicos já contemplados continua disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta, das 8h às 15h. Nos distritos, a vacinação segue às quintas-feiras, em Ribeiro, e às sextas-feiras, em Baguaçu.

Ainda durante o Dia ‘D’, os agentes de endemias aproveitaram o fluxo de pessoas no Postão para intensificar as orientações sobre a prevenção de criadouros do Aedes Aegypti e de escorpiões, principalmente neste período de chuvas intensas, que propiciam a proliferação. Para isso, distribuíram panfletos com informações sobre a dengue e reforçando a importância da limpeza nas residências nessa época do ano.

CAMPANHA DE TUBERCULOSE
Durante todo este mês de março, o CTA realiza a campanha de prevenção contra a tuberculose em diversos pontos da cidade. Assim, no último sábado, as equipes estiveram no ARE (Postão) e também na UBS Clodoaldo Marins Sarti, no Jardim Santa Ifigênia. Além das orientações, foi feita uma busca ativa pelo bairro, com o encaminhamento de 24 munícipes para coleta de exame de tuberculose. O CTA também realizou 10 testes rápidos contra as doenças sexualmente transmissíveis.

No próximo sábado, dia 18, a intensificação será feita na Praça da Matriz, das 8h às 13h e, no dia 25, a equipe estará na UBS Dona Dalva, no Campo Belo, das 8h às 16h. Além das ações, as equipes das unidades básicas de saúde orientarão diariamente a população que utiliza o serviço de saúde.