20 MAR 2023
Guarda Municipal inicia formação de mais 13 novos agentes para atuação na segurança pública de Olímpia
A Guarda Civil Municipal da Estância Turística de Olímpia está em operação oficial há seis meses, cuidando do patrimônio público e da segurança e, agora, será ainda mais reforçada com 13 novos agentes em formação para atuar nas ações do município.

Os guardas participaram, na manhã desta segunda-feira (20), da Cerimônia de Recepção aos alunos da Academia da Guarda Municipal, em Campinas, para início do curso de formação dos agentes. Além de Olímpia, guardas de Campinas, Holambra, Indaiatuba, Lindóia, Pinhalzinho, Potirendaba, Santo Antônio de Posse e Serra Negra formam a nova turma, que totaliza 134 homens e mulheres.

O Curso de Formação tem duração de seis meses e é voltado para que os alunos adquiram conhecimentos práticos e teóricos necessários para sua missão como agente de segurança pública. A formação tem ênfase também em questões sociais e humanitárias, com disciplinas que abordam conhecimentos jurídicos, técnicas profissionais, ética, direitos humanos, princípios morais e interação com a comunidade, condicionamento físico, armamento, munição e tiro, entre outras. A carga horária é de mil horas/aula, com previsão de conclusão no mês de outubro.

Inicialmente, Olímpia contou com a formação de 50 agentes aprovados em concurso público e devidamente formados pela Academia de Campinas, considerada referência no país. Em operação desde setembro do ano passado, a primeira turma de Guardas Municipais de Olímpia atua no patrulhamento preventivo, além de auxiliar no apoio a diversas ações das secretarias e serviços públicos, zelando pela segurança, ordem e proteção do patrimônio público e da população.

Diante da importância do trabalho prestado e da demanda cada vez maior da cidade, o efetivo foi ampliado, contando, agora, com mais de 60 agentes. Os novos aprovados foram convocados no fim do ano passado e, desde então, têm desempenhado funções junto ao administrativo da GCM, enquanto aguardavam o início do curso de formação.

A cerimônia em Campinas contou com a presença do prefeito da cidade, Dário Saadi, do secretário de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, Christiano Biggi Dias, da comandante Guarda Municipal de Campinas, Maria de Lourdes Soares, o responsável pela Academia da Guarda Municipal de Campinas, Vanderlei Trabuco, além de autoridades das demais cidades participantes do curso de formação. Olímpia foi representada na ocasião pelo secretário de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, Fabrício Raimondo, e pelo comandante da GCM, Major Edson Rodrigues.

A Comandante da Guarda Municipal de Campinas, Maria de Lourdes Soares, deu as boas-vindas aos alunos. “Ser guarda municipal é uma missão muito valorosa, os senhores ajudarão pessoas das mais diversas classes e inserção social de diferentes meios, pessoas que passarão por problemas graves e que confiarão nos senhores para defender suas vidas. Então, aproveitem ao máximo o treinamento e as instruções, porque os senhores vão precisar de toda a capacitação técnica e teórica na rua para cuidar da população”, relatou.

Para o prefeito Fernando Cunha, a GCM é uma das mais importantes conquistas da gestão e desempenha um trabalho fundamental associado às demais forças de segurança para prezar pelo bem-estar da população. “Nossa Guarda Municipal é os olhos da segurança de Olímpia, aproximando as relações com a PM, Bombeiros e Polícia Civil para preservar os baixos índices de criminalidade e garantir que os moradores e visitantes se sintam protegidos. Por isso, procuramos equipar nossos agentes da melhor forma e oferecer uma formação de qualidade para que eles se preparem para a função mais importante que é a de cuidar das pessoas”, declarou.

A GCM de Olímpia funciona 24 horas com equipes que contam com fardamento e equipamentos apropriados para as funções, além de três veículos 0km, dois veículos S10 do Programa Segurança no Campo, quatro motocicletas e dois cães. Em caso de necessidade, o morador pode acionar a GCM pelo telefone 153.