03 ABR 2023
EDUCAÇÃO
Professores recebem formação para uso do novo material didático da rede municipal
A rede municipal de ensino da Estância Turística de Olímpia está com um novo material didático e, para iniciar a aplicação dos novos recursos e aprimorar a aprendizagem dos alunos, os professores estão passando por formação nesta semana.

Segundo o cronograma da secretaria de Educação, a capacitação será realizada entre os dias 03 e 06 de abril, dividida por ciclos, de acordo com cada modalidade de ensino. Na manhã desta segunda (03), houve a abertura da primeira turma de formação, na EMEB Theodomiro da Silva Melo, com a presença da secretária de Educação, Maria Cláudia Padilha.

A Implantação do Sistema de Ensino “Trilhas”, da FTD Educação, considerada a mais completa editora de livros didáticos do Brasil, é uma iniciativa do município, atendendo proposta do prefeito Fernando Cunha de modernizar a metodologia e atualizar os conteúdos, tendo em vista que o material atual vem sendo usado há quase 15 anos.

O novo material, que se destaca por seu uso em instituições particulares de todo o país, chega para fortalecer a metodologia de ensino e a aprendizagem com conteúdos que integram conhecimentos e formação de valores aos recursos impressos e digitais, com o objetivo de estabelecer um processo de ensino dinâmico, preparando os alunos não apenas para os desafios da vida acadêmica, mas também formar cidadãos conscientes e atuantes.

Além disso, a mudança acompanha os investimentos que têm sido realizados na Educação, principalmente, com a exploração dos recursos tecnológicos, como a aquisição de tablets e, agora, das mesinhas digitais, buscando oferecer aos alunos uma imersão maior e mais adequada ao universo em que vivem, aliando o estudo à convivência em sociedade.

A intenção do município é também de que com as escolas e os alunos ainda mais preparados, haja melhoria do desempenho de Olímpia em avaliações e índices importantes da educação, como Saeb, Ideb, Saresp, entre outros, elevando a qualidade do ensino básico como um todo na cidade.