13 ABR 2023
TURISMO
Estação Cultural de Olímpia abre nova mostra de arte com gravuras do artista Lasar Segall
A ECO – Estação Cultural de Olímpia abre, a partir desta sexta-feira, 14 de abril, mais uma nova mostra artística para visitação gratuita. Desta vez, será um Salão de Artes com gravuras do pintor Lasar Segall, nascido na Lituânia (1889) e radicado no Brasil (1923), onde residiu até seu falecimento, em 1957, aos 68 anos, sendo reconhecido como um dos grandes nomes da arte moderna brasileira.

Composta por 35 gravuras, a presente exposição conta com obras que foram organizadas e reimpressas em 1997 no ateliê de gravura do Museu Lasar Segall, pela museóloga Rosa Esteves, oferecendo um panorama de seu engajamento com as temáticas sociais, como nas séries emigrantes e o mangue.

O conjunto apresentado abarca trabalhos datados de 1924 a 1930, período denominado por Mário de Andrade como “fase brasileira”, durante o qual Segall dedicou especial atenção ao registro das paisagens, mulheres e homens negros, a vegetação, a prostituição e os emigrantes. A curadoria da mostra é de Marcelo Monzani, diretor do Museu Lasar Segall, em São Paulo, e estará em Olímpia para a abertura da exposição.

No conjunto da obra de Lasar Segall, é notável sua extensa produção gráfica, múltipla em técnicas e temáticas. É recorrente em seus trabalhos iniciais a litografia para registrar personagens e cenas do cotidiano de Vilnius, capital da Lituânia. A partir de sua incursão no expressionismo alemão, definido como “uma explosão de individualidades” e que explorou profusamente a gravura como manifestação artística e de difusão do movimento, Segall utiliza amplamente a xilogravura e a gravura em metal como manifestações artísticas e sua obra ganha novas possibilidades de locução formal.

A abertura da exposição está marcada para às 16h30 desta sexta (14), aberta ao público interessado em participar. A nova mostra, que substitui as obras do artista Flávio de Carvalho, expostas desde a inauguração da ECO, ficam disponíveis para visitação até o mês de outubro. A ECO está localizada na Rua Coronel José de Medeiros, nº 477, Patrimônio de São João Batista, com funcionamento de terça a domingo, das 15h às 21 horas.