20 ABR 2023
GABINETE
Olímpia apresenta Festival do Folclore para nova gestão da secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado
Um dos maiores Festivais de Folclore do país que, ininterruptamente, caminha para sua 59ª edição na Estância Turística de Olímpia foi apresentado na manhã desta quinta-feira, dia 20, para a nova secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado, Marília Marton. O encontro ocorreu na capital paulista por intermédio do deputado estadual, Carlão Pignatari (PSDB), que também esteve presente.

Durante a agenda, o prefeito Fernando Cunha, acompanhado da secretária de Turismo e Cultura de Olímpia, Priscila Foresti (Guegué), relatou à Marília os desafios da maior e mais tradicional festa do município que reúne a cultura popular de todo o país. No último ano, o Estado auxiliou o evento com recursos dos programas Amigos da Cultura e também o ProAC. A estimativa de investimentos no Folclore ultrapassam R$ 2 milhões neste ano.

Em 2023, o Festival do Folclore será realizado de 05 a 13 de agosto, homenageando o Grupo Folclórico Parafusos, de Lagarto-SE, um dos mais antigos e tradicionais do festival e único do gênero no país. A programação do festival conta, além de apresentações de danças e folguedos folclóricos, com palestras, gincana e oficina de brinquedos tradicionais infantis, exposição de artesanato, festival de violeiros, culinária brasileira, desfile, atividades em escolas e nas ruas e muito mais.

Na ocasião, os representantes olimpienses aproveitaram ainda para convidar a secretária a participar do festival, com o intuito de conhecer a dimensão e a importância da festa para a preservação da cultura popular brasileira. O encontro também contou com a presença da secretária municipal de Cultura de Votuporanga, Janaína Silva, que apresentou ao Estado, o FLIV - Festival Literário de Votuporanga, evento que está em sua 12ª edição e reúne diversas atividades inteiramente gratuitas, ligadas à literatura, às artes e à cultura. O secretário executivo da pasta, Marcelo Assis, e a assessor técnico de gabinete da secretaria, Wagner Hanashiro, acompanharam a reunião.

Além do Fefol, a comitiva de Olímpia também expôs aos gestores estaduais os equipamentos públicos culturais que o município dispõe para visitação de olimpienses e turistas. Sugestões de novas parcerias com os museus do Folclore e de Arte Sacra e Diversidade Religiosa também foram propostas, além do pedido de auxílio nas atividades e exposições da ECO – a Estação Cultural de Olímpia, com o objetivo de enriquecer o acervo dos atrativos e fomentar o amplo acesso gratuito à arte e à cultura.

Segundo o prefeito Fernando Cunha, o trabalho de gestão junto aos novos governos fortalece a representatividade de Olímpia no cenário estadual, visando estabelecer novas parcerias e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento local.