03 MAI 2023
Prefeitura amplia segurança em escolas com “Botões de Pânico”, aumento de muros e instalação de concertinas
Dando continuidade nas medidas de proteção aos alunos e professores da Estância Turística de Olímpia, a Prefeitura adotou nos últimos dias novas ferramentas com objetivo de aumentar ainda mais a segurança nas unidades escolares.

Além do reforço com a vigilância de guardas municipais durante as aulas, portões fechados com sistema eletrônico, controladores de acesso, ronda escolar com viaturas, motos e cães e instalação de câmeras, a secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana adotou na última semana “Botões de Pânico” nas escolas municipais e entidades filantrópicas. Nos próximos dias, o mesmo sistema também estará disponível nas escolas particulares e na rede estadual de ensino.

O Botão de Pânico, usado por meio de um aplicativo, poderá ser acionado a qualquer momento de necessidade ou ação suspeita por professores, diretores e funcionários das escolas. Ao acionar, uma chamada chega instantaneamente à base operacional da GCM e na central de videomonitoramento de Olímpia, fazendo com que viaturas da Guarda Municipal se desloquem até local já com o apoio da Polícia Militar, que também será prontamente acionada. Todo sistema, funciona com suporte do Google Mapas para exata localização e agilidade na operação.

Com a instalação do sistema, os agentes escolares já receberam orientação da equipe da GCM, incluindo um vídeo orientativo de como acionar o botão de pânico. Apesar de não ter sido registrado nenhum ataque em Olímpia, o município intensificou a ronda escolar para patrulhamento das unidades e de toda a cidade a fim de combater a situação e tranquilizar estudantes, educadores, servidores e familiares.

A Prefeitura iniciou ainda a ampliação dos muros das escolas e a compra de concertina para implantação em todas as unidades, que deve acontecer nos próximos dias. A secretaria municipal de Educação também está realizando a aquisição de detectores de metais para uso nas escolas com o objetivo de aprimorar a identificação de objetos que possam ocasionar possíveis situações de risco.