30 MAI 2023
Maio Amarelo alerta motoristas e pedestres para adoção de hábitos para um trânsito mais seguro
Em busca de conscientizar a população sobre segurança no trânsito e, consequentemente, salvar vidas, a Estância Turística de Olímpia realizou, no último sábado (27), uma ação informativa e de mobilização para marcar o movimento “Maio Amarelo”.

A campanha, que este ano completa 10 anos, abordou a importância do uso do cinto de segurança, da direção segura sem uso do celular, do respeito à velocidade permitida nas vias e do não consumo de bebida alcoólica ao dirigir.

Assim, o “Maio Amarelo” reforça o alerta para as escolhas mais seguras para a vida. Tudo para estimular os motoristas e usuários das vias para um trânsito cidadão e consciente em todo Brasil e sem acidentes e mortes.

A ação foi realizada na Praça Rui Barbosa, nos cruzamentos da Rua David de Oliveira com a Rua Coronel Francisco Nogueira, por meio de orientações e distribuição de panfletos, contando com a participação dos agentes da Guarda Civil Municipal, da equipe da secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana e do mascote da Pref “Summer”, que ensinava os pedestres e condutores sobre os cuidados ao transitar.

Outdoors e faixas alusivas à Campanha também estão espalhados pela cidade para conscientização dos motoristas e pedestres. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura, com órgãos nacionais e estaduais, e visa reduzir o número de acidentes no trânsito e incentivar as boas práticas nas vias.

O Movimento Maio Amarelo foi criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária para alertar a sociedade sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o país. O objetivo é estimular nos motoristas que a responsabilidade por um trânsito melhor é de cada cidadão. A cor amarela foi escolhida pelo fato de que nos semáforos representa “atenção”, incentivando a mensagem de atenção pela vida.