08 FEV 2022
AGRICULTURA, COMÉRCIO E INDÚSTRIA
Olímpia será contemplada com o programa estadual Rotas Rurais
A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia foi contemplada na última semana com o Programa Rotas Rurais, do Governo do Estado de São Paulo, que irá mapear toda Zona Rural do município, disponibilizando um CEP rural para as propriedades.

O anúncio das cidades contempladas foi realizado em São José do Rio Preto pelo vice-governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, e pelo secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, Itamar Borges. O prefeito Fernando Cunha, acompanhado do secretário de Agricultura, Comércio e Indústria, Sargento Tarcísio, esteve presente no ato.

A mobilidade em espaços rurais mostra-se carente de instrumentos que viabilizem o acesso às propriedades rurais e o deslocamento de pessoas, produção, insumos, serviços de emergência, segurança, entregas e outros. A ausência desses instrumentos compromete a qualidade de vida, as atividades socioeconômicas e o pleno exercício da cidadania pelas populações rurais.

O Programa Rotas Rurais busca construir instrumentos capazes de solucionar essa lacuna presente no ambiente rural, tomando como apoio tecnologias da informação e de geolocalização reunidas em uma única plataforma de acesso remoto. As aplicações envolvem a atribuição de endereço codificado, disponibilização de mapas logísticos e roteadores interativos que permitirão a rápida localização da propriedade rural e suas rotas de acesso.

Em parceria com o Google, o produtor do campo ganhará o seu CEP rural, e as propriedades e entradas das propriedades passam a ser encontradas no mapa pelos aplicativos de geolocalização como Google Maps e Waze, levando desenvolvimento e facilitando a vida das pessoas do campo com mais desenvolvimento.