27 JAN 2023
EDUCAÇÃO
Professores participam de oficinas e atividades lúdicas com influenciadores da Educação Infantil durante planejamento escolar
Com o início das aulas marcado para a próxima segunda-feira, dia 30 de janeiro, os professores da rede municipal de ensino da Estância Turística de Olímpia estão na semana de planejamento escolar para o ano letivo de 2023.

Além da preparação das escolas, são realizadas diversas atividades e capacitações pedagógicas para aprimorar o método de ensino, pensando sempre na melhoria do aprendizado dos alunos.

Para isso, nesta semana, cerca de 400 profissionais da rede municipal, entre professores e coordenadores da Creche, Pré-Escola e Ensino Fundamental, além de professores de Educação Física, da Base Nacional Comum e do Período Complementar participaram de oficinas especiais de formação, ministradas por reconhecidos profissionais da área educacional, considerados influenciadores nas redes sociais. Em todos os encontros, os educadores foram recepcionados pela secretária de Educação, Maria Cláudia Vanti Luizon Padilha.

Nos dias 25 e 26 de janeiro, o município recebeu o renomado palestrante, compositor de música infantil e criador de brincadeiras, Marcelo Serralva, para uma oficina temática de musicalização voltada às práticas lúdicas e inclusivas em sala de aula. O palestrante que também é artista, tem desenvolvido várias atividades nos últimos anos, com uma carreira consolidada com mais de 30 anos. Acompanhado de sua esposa, Marissa de Britto,  educadora e compositora, que é surda oralizada e também atua no meio musical infantil e de sua filha Mariane, que é artista, o palestrante coordenou diversas oficinas que encantaram os professores.

Realizadas na Sala de Convenções do Thermas dos Laranjais, as atividades envolveram dinâmicas inclusivas e motivacionais, com foco no fazer criativo, espírito de equipe, cooperação, senso de liderança e inclusão social. A proposta trabalhou a arte, a música, a brincadeira, a interação, a alegria e a educação num só encontro.

Na quarta-feira (25), em outra atividade que integrou a semana de planejamento, a rede municipal contou com a presença da contadora de histórias, Camila Genaro, que tem mais de 25 anos de experiência e é referência em história oral, é membro da Academia Brasileira de Contadores de Histórias (ABCH), apresentadora de TV, palestrante, formadora de novos contadores e influenciadora digital. A contadora também já ganhou o Prêmio Anitta Garibaldi nos quesitos “Cultura de Paz e Incentivo à Leitura”, o Troféu “Destaque do Dia” do 7° Seminário A Arte de Contar Histórias (60 Feira do Livro de Porto Alegre), e o Troféu BAOBÁ, considerado o Oscar dos contadores de histórias do Brasil.

Durante a oficina realizada no auditório da secretaria de Educação, a contadora de histórias citou as obras e a vida do autor escolhido para ser apresentado às crianças neste ano letivo, Michele Iacocca, que nasceu na Itália, mas se mudou ainda jovem para o Brasil e é um dos principais e mais premiados autores e ilustradores do país.

Na oportunidade, foram abordadas técnicas e dinâmicas para contar histórias e encantar os alunos ainda mais, incentivando o aprendizado e a melhoria do ensino em sala de aula.