04 JAN 2024
SEGURANÇA, TRÂNSITO E MOBILIDADE URBANA
Guarda Municipal divulga balanço anual com mais de 20 mil atendimentos em Olímpia
Reforçando as ações de segurança pública e a prestação de serviços à população, na Estância Turística de Olímpia, a secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, por meio da GCM – Guarda Civil Municipal, divulgou, nesta semana, o balanço de atendimentos e ocorrências do ano de 2023. No total, 20.981 atendimentos foram realizados, além de mais de 287 ocorrências registradas ao longo do ano.

Durante todo o ano, a Guarda tem desenvolvido diversas ações, atuando no reforço do patrulhamento, da ordem e no apoio às mais diversas ocorrências e demandas do município, com o auxílio ainda do moderno sistema de videomonitoramento, com mais de 50 câmeras espalhadas em pontos estratégicos da cidade.

Das ocorrências registradas, desacato, resistência e ameaça, furto e tentativa de furto, perturbação de sossego alheio e desordem, acidente de trânsito sem vítima, dano ao patrimônio público e apoio a outras instituições são as mais recorrentes.

Já com relação ao patrulhamento de apoio, a Guarda atua no suporte às demandas de diversas secretarias, bem como serviços de utilidade pública. Entre as principais atuações, destacam-se reforço na segurança dos prédios públicos, com foco nos que têm atendimento à população; patrulhamento em eventos diversos do município; segurança e monitoramento nas escolas municipais, bem como ronda escolar; segurança e orientação do trânsito; e atendimento de apoio no geral às atividades do município. A GCM também prestou papel fundamental em eventos municipais de grande público como Festival do Folclore, Réveillon, Carnaval, festividades em comemoração ao aniversário da cidade, Festival da Criança, entre outros.

A GCM é considerada um dos projetos mais importantes para a área de segurança pública do município, e em setembro de 2023 comemorou um ano de operação efetiva. Atualmente, o efetivo conta com 60 agentes, que atuam nos bairros de toda a cidade e nos distritos, oferecendo mais agilidade e eficiência no trabalho preventivo para o bem-estar da população. A GCM atua 24 horas em regime de escala, podendo ser acionada pela população gratuitamente pelo telefone 153.

OPERAÇÃO ESPECIAL
Entre os dias 23 de dezembro e 1º de janeiro, a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar realizaram uma operação conjunta com o intuito de coibir e reprimir infrações de trânsito e ilícitos penais. A ação resultou em 619 pessoas abordadas, 543 veículos vistoriados, 22 veículos recolhidos ao pátio, três pessoas presas em flagrante, e a apreensão de 50 pinos com cocaína e um celular.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024