02 FEV 2024
SEGURANÇA, TRÂNSITO E MOBILIDADE URBANA
Nova empresa assume sistema da Área Azul em Olímpia a partir de 15 de fevereiro
A Estância Turística de Olímpia passará a ter um novo sistema de estacionamento rotativo no centro comercial neste mês. Segundo a secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana da Estância Turística de Olímpia, a partir do dia 15 de fevereiro, a operação da chamada “Área Azul” será de responsabilidade da empresa Olipark, pertencente ao grupo ASG Engenharia, vencedora da licitação n.º 01/2023 que concede a concessão para o serviço por dez anos.

O objetivo é melhorar a gestão do estacionamento público, oferecendo um serviço de qualidade que atenda às necessidades de moradores e comerciantes, e garantir o bom uso e funcionamento do estacionamento rotativo da “Área Azul”, conforme legislação vigente.

O novo sistema será implantado em 4 etapas, iniciando pelas 800 vagas existentes na área central e expandindo para 1058 vagas, gradativamente. Ao todo, 975 serão destinadas às vagas rotativas livres, 51 para idosos e 32 vagas para deficientes, devidamente autorizadas por lei, com o uso do cartão de identificação do condutor.

O estacionamento rotativo da Área Azul, que é digital em Olímpia desde 2022, poderá ser adquirido pelo aplicativo “Digipare” possibilitando aos motoristas, a aquisição dos tickets digitais pelo próprio celular, baixando o App, ou se preferir, procurando os pontos físicos nas lojas do comércio credenciadas, que serão divulgados em breve.

As vagas de estacionamento funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h. O ticket de cada hora terá valor de R$ 2,50, conforme regulamentado pelo Decreto Nº 8513/22.

Para utilizar o sistema digital, o motorista precisa baixar o aplicativo “Digipare”, disponível para Android ou iOS, e fazer o cadastro, que estará liberado para Olímpia na próxima semana. Para validação do ticket, é necessário informar a placa do veículo e selecionar o tempo de permanência. Os créditos podem ser adquiridos diretamente pelo celular.

A empresa responsável está nos preparativos para iniciar a operação, inclusive com a sinalização das vagas rotativas, cujas guias estão sendo pintadas na cor azul e as placas de indicação da Área Azul que serão trocadas. A Olipark também está em contato com as lojas e estabelecimentos do comércio local para alinhar os pontos de venda físicos.

Ainda segundo a secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, o monitoramento estará a cargo dos agentes da empresa Olipark e a fiscalização pelos agentes de trânsito da GCM e da Polícia Militar.

INFORMAÇÕES E REEMBOLSO
A Olipark, que atende na Rua David de Oliveira, 1345 - Centro, estará com uma tenda instalada na Praça da Matriz, a partir de segunda-feira (05), para orientar a população e os visitantes, sobre o novo sistema da área azul.

A Prefeitura esclarece que os usuários do antigo sistema “Estacione Legal”, que tenham créditos acumulados, serão informados em breve sobre o procedimento de reembolso. A secretaria já trabalha na implantação de um mecanismo seguro e ágil para garantir eficiência deste processo de estorno.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024