28 FEV 2024
GABINETE
Atos religiosos, homenagens e novas exposições culturais integram as festividades do aniversário de Olímpia
A programação dos 121 anos de Olímpia está repleta de atividades que começam nesta quarta-feira, dia 28 de fevereiro, e seguem até o próximo domingo, dia 03 de março. Atos religiosos, homenagens e novas exposições culturais fazem parte do cronograma de comemoração da Prefeitura, aberto a toda população.

A abertura das festividades será marcada, nesta quarta (28), às 19 horas, por um Culto Evangélico no salão Olimpu's Buffet (Boliche), localizado na Avenida Aurora Forti Neves, 188. O ato conta com o apoio do Conselho de Pastores (Copol) numa expressão de fé e louvor para agradecer pelo aniversário de Olímpia e será ministrado pelo Pastor Emanuel Eduardo.

Na quinta-feira, 29, a programação cultural promoverá uma edição especial do "Projeto Memória Viva – Nossa Terra, Nossa Gente", que, este ano, homenageia os primeiros imigrantes da cidade. Um ato de reconhecimento para quem marcou a história de Olímpia, recordando e vivenciando os primeiros que aqui chegaram e asseguraram ao povo olimpiense, o progresso e a magnitude. Idealizado pela Associação Olímpia para Todos, em parceria com a secretaria de Turismo e Cultura, o evento será às 19h30, na Estação Cultural de Olímpia (ECO).

No sábado, 02 de março, dia do aniversário de Olímpia, uma Missa em Ação de Graças aos 121 anos, será celebrada às 19h, no Santuário Nossa Senhora Aparecida, presidida pelo Reitor do Santuário, Frei Lucas Lisi Rodrigues, para agradecer as bênçãos e conquistas em mais um ano de história.

No domingo, dia 03 de março, um "Encontro Ecumênico pela Paz", promovido em parceria com a Associação Olímpia para Todos, será realizado às 10h, no Museu de Arte Sacra e Diversidade Religiosa, para marcar um momento de união, respeito e tolerância entre as diversas religiões.

No mesmo dia, às 16h, a Estação Cultural de Olímpia (ECO) recebe a "Abertura de Novas Exposições" com três mostras, numa exposição coletiva de diversos artistas. No Salão 1, estreia a mostra “Heitor dos Prazeres: entre sambas e tintas”, com curadoria de Rafael Schunk, que ressalta a personalidade múltipla do artista plástico, poeta, compositor, músico, ilustrador, cenógrafo, coreógrafo, estilista, radialista, marceneiro, sapateiro, alfaiate e tipógrafo.

O Salão 2 recebe a exposição “Planeta Água – um mergulho na mitologia brasileira”, que reúne obras de seis artistas que atuam com maior expressão no interior de São Paulo e juntas atuam em projetos de arte contemporânea brasileira com caráter conceitual. A mostra tem curadoria de Edna Stradioto.

Já o Salão 3, contará com a exposição “Adir Sodré: o olhar do colecionador”, com curadoria de Daisy Estrá e Beatriz Augusta Corrêa da Cruz, que apresentará um conjunto expressivo de obras do artista, reunidas na maior coleção particular de artes visuais produzida no centro oeste brasileiro. Serão exibidos desenhos, pinturas e vídeos do artista em processo de produção, de vários períodos, de maneira a percorrer sua trajetória, cuja poética está alicerçada em princípios estéticos que orientam e movimentam sua produção.

As novas mostras ficarão disponíveis para visitação gratuita durante o funcionamento da ECO, de terça a domingo, das 15h às 21 horas.