08 DEZ 2022
ZELADORIA
Limpeza de bueiros e galerias pluviais é intensificada para melhorar o escoamento de água
Com a chegada do verão e do período mais chuvoso do ano, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Zeladoria e Meio Ambiente, intensificou, nos últimos dias, o trabalho de limpeza dos bueiros e galerias de água pluvial da cidade.

Visando melhorar o sistema de drenagem e agilizar o escoamento das chuvas, as equipes estão fazendo a remoção de detritos, lixos e entulhos que se acumulam nos tubos ligados às bocas de lobo e aos bueiros, a fim de evitar possíveis enxurradas e alagamentos, que ocasionam transtornos aos moradores, pedestres e motoristas.

A operação de limpeza é realizada corriqueiramente, ao longo do ano, mas, nesta época, é reforçada devido ao aumento do fluxo de água. Os trabalhos tiveram início pela Avenida Aurora Forti Neves, que é principal corredor de fluxo viário do município e com grande incidência de galerias entupidas.

Além da avenida, os serviços serão realizados em outros pontos e bairros identificados com galerias e bocas de lobo comprometidas pelos resíduos, conforme levantamento da secretaria responsável. A limpeza é executada com o auxílio de uma desentupidora, que consiste em um caminhão com equipamentos apropriados para realizar a sucção dos detritos.

De acordo com a secretaria de Zeladoria e Meio Ambiente, durante as limpezas são encontrados diversos tipos de lixo e resíduos como entulho de construção civil, madeira, terra, lixo doméstico, peças de automóveis, roupas, calçados, entre outros. Diante disso, a secretaria orienta a população para não jogar lixo e não deixar entulhos ou restos de construção em ruas e vias, evitando assim, que os resíduos sejam carregados pela chuva até as galerias, uma vez que o acúmulo de entulhos nas galerias prejudica o escoamento da água da chuva, podendo causar danos aos moradores e motoristas.

Em caso de identificar galerias e bueiros entupidos, o cidadão pode registrar a demanda via Ouvidoria, pelo 162 ou pelo site olimpia.eouve.com.br para que o setor responsável possa tomar as providências.