Reza a lenda que São Francisco de Assis, padroeiro dos animais, já dizia no século XIII: “Deus quer que ajudemos aos animais, se necessitam de ajuda.” Contrariando os ensinamentos do Santo que, segundo a tradição, abençoa o mês de outubro, a realidade brasileira segue em direção oposta ao que a solidariedade e o respeito aos animais pregam.
Atualmente, mais de 30 milhões de cães e gatos vivem em situação de abandono no país, segundo levantamento da Mars Petcare.
A fome, o frio e a vulnerabilidade que os pets enfrentam nas ruas são problemas que se estendem desde grandes metrópoles até as pequenas e médias cidades, exigindo políticas públicas eficazes e ações comunitárias para garantir cuidado e dignidade aos bichinhos.
Atenta a essa realidade e em respeito aos direitos de todas as espécies, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da Secretaria de Zeladoria e Meio Ambiente, lançou neste mês a campanha solidária “Doe amor, doe ração!”, alusiva à celebração do Dia dos Animais, comemorado em 04 de outubro.
Aberta até o dia 19 de outubro, a ação convida munícipes e turistas a participarem da arrecadação de alimentos para pets, com pontos de coleta instalados em todas as escolas municipais, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida e na Paróquia de São José. Todo o produto arrecadado será destinado a ONGs e protetores independentes que atuam na cidade.
Mais do que um gesto de solidariedade, a campanha evidencia a dedicação da administração municipal às políticas de proteção animal, ao zelo ambiental e à sustentabilidade. Em cada doação, renasce o espírito de empatia que São Francisco de Assis tanto inspirou; relembrando que cuidar dos animais é também um ato de amor à vida e à criação divina.