Entre os dias 20 e 24 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde de Olímpia vai promover uma Semana Intensiva de prevenção ao Câncer do Colo do Útero, terceiro tipo de câncer mais comum entre as brasileiras. A principal causa desta doença é a infecção persistente pelo Papilomavírus Humano (HPV) e a prevenção é possível com a realização periódica do exame preventivo e com a vacinação contra o HPV, que é fornecida gratuitamente pelo SUS para meninas e meninos de 9 a 14 anos.
Na próxima semana, três Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão com atendimento estendido das 7h até as 20h para o exame citopatológico preventivo, conhecido como Papanicolau, importante por detectar alterações nas células do colo do útero antes que evoluam para um câncer.
Até o dia 24, os exames ginecológicos podem ser realizados no horário noturno, até as 20h, na unidade UBSF Dona Dalva Fernandes Ayusso de segunda a sexta; na UBS Waldomiro Paiva Luz, da região da Cohab, de segunda a quinta; e na UBS Francisco Figueiredo Filho, unidade do bairro São José, de segunda, terça e sexta.
A semana integra as ações do Outubro Rosa, mês dedicado a prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de colo do útero e do câncer de mama. O objetivo da ação intensiva é facilitar o acesso das mulheres aos exames preventivos, especialmente para aquelas que não conseguem se deslocar às UBSs no horário comercial.
Para além do horário estendido, olimpienses podem agendar o papanicolau em todas as UBS durante a semana, sendo um procedimento contínuo realizado pelo SUS. A realização periódica é fundamental para haja diagnóstico precoce e tratamento eficaz. Após dois exames anuais, pacientes devem realizar novo preventivo em até três anos.
O procedimento é seguro e realizado por médicos e enfermeiros habilitados. O exame é recomendado para mulheres e pessoas com útero que já iniciaram a vida sexual com idade entre 25 e 64 anos.
No dia do exame, a paciente deve fazer sua higiene íntima normalmente, levar documento com foto e informar se estiver grávida ou em pós-parto recente. Para garantir resultados mais precisos, mulheres devem seguir algumas orientações: não devem estar menstruadas, evitarem relações sexuais nas 48 horas anteriores ao exame, e não devem usar duchas, cremes ou medicamentos vaginais nos dois dias que antecedem a coleta.
De acordo com o Ministério da Saúde, o diagnóstico precoce é o caminho mais eficaz para salvar vidas. Entretanto, muitas mulheres não realizam o preventivo e descobrem a doença em estágio já avançado.
A Secretaria da Saúde reforça que a campanha é um lembrete para que todas as mulheres reservem um tempo para si, realizem seus exames e mantenham o acompanhamento regular. O câncer de colo do útero pode e deve ser prevenido via o papanicolau periótico.
Com a campanha do Outubro Rosa, a Prefeitura reforça a importância do cuidado e da prevenção. Cuidar da saúde é um ato de amor e a Secretaria Municipal de Saúde convida todas as mulheres a participarem da semana intensiva, procurando a UBS mais próxima para agendar o exame.
A detecção precoce salva vidas e é fundamental para garantir um futuro mais saudável às mulheres olimpiense.